1
resposta

[Dúvida] Seção - Indexação das Páginas

Bom dia!

Sobre o search console, na seção de indexação > Páginas > temos o seguinte filtro:

No filtro "Todas as páginas conhecidas" O que seria as páginas conhecidas mas não indexadas? em algum momento ela já foi indexada? mesmo com páginas com a tag "noindex" acabam sendo "conhecidas" pelo google? Investigando mais afundo sobre as minhas com a tag "noindex", por padrão a plataforma que utilizo para fazer a gestão do e-commerce, coloca a tag "noindex" para os produtos que ficaram sem estoque. Não sei se é a estratégia mais indicada, pois o anúncio para determinada busca deixa de aparecer e com isso usuário deixa de conhecer o meu e-commerce, deixa de conhecer todo mix correlacionado a busca do mesmo. Qual opinião técnica/comercial sobre isso, qual recomendação?

No filtro "Todas as páginas enviadas" são apenas as páginas enviadas via sitemap?

No filtro "Somente páginas não enviadas" Qual a melhor forma de ter controle para não indexar determinadas páginas? exemplo: em um e-commerce, temos a páginas de poltronas (www.loja.com.br/poltronas) (página relevânte e com a tag "canonical"), mas quando o usuário fazer algum filtro a url é alterada para /plotronas?sort=lowest_price. Consequentemente a página fica com um conteúdo duplicado e acaba inflacionando o volume de páginas não enviadas, não é um necessariamente um erro, mas isso pode impactar em algo relacionado a reputação do meu domínio ou sobre o crawl budget? **Se sim, qual a melhor forma de contornar essa situação? **

Espero que tenha ficado claro as minhas dúvidas.

Desde já agradeço a atenção.

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
1 resposta

Ei! Tudo bem?

Vou separar suas perguntas em pequenas porções para uma visualização melhor, vamos lá.

1. As páginas conhecidas, mas não indexadas, são páginas que o Google encontrou de alguma forma (sitemap, links, outras páginas, etc.) e decidiu não incluir em seu índice. Elas não necessariamente já foram indexadas em algum momento, podem ser páginas de primeiro contato e, ao rastrear, por algum motivo não indexou.
  2. Páginas como noindex são reconhecidas sim. Com o rastreio mencionado anteriormente, acontece justamente para encontrar essa tag. Se o robô chega na URL e vê a tag, logo marca como conhecida, mas não indexada e obedece a instruções de não mostrá-la nos resultados.
  3. A prática de colocar noindex em produtos sem estoque é comum, mas arriscada, dependendo do tempo que o produto ficará fora do ar. Pode gerar perda de tráfego, por exemplo.
    • Teste deixar a página no ar e indexável quando não houver estoque (temporiamente), mas com um aviso de Produto indisponível. E sugira produtos similares para reter o cliente.
    • No caso de um produto descontinuado, teste fazer um redirecionemento 301(permanente) para outro produto de uma categoria relevante e similar. Se não for possível, então opte pelo noindex.
  4. Sim, o filtro todas as páginas enviadas, se refere a todas urls que você incluiu e submeteu ao Google via Sitemap.
  5. Sobre o conteúdo bloqueado, você está correto(a). URLs geradas por filtros resultam em conteúdo duplicado e inflacionam o volume de páginas que o Google precisa rastrear. Não afeta diretamente o domínio, mas pode fazer com que o Google perca tempo rastreando URL s inúteis em vez de suas páginas mais importantes.
    • Teste configurar a página filtrada para ter a tag canonical apontando para a URL da página principal de categoria (/poltronas).
    • Vá em Configurações > Parâmetros de rastreamento no Search Console. Instrua o Google a ignorar certos parâmetros, como sort, economizando seu Crawl Budget.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!