Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[DUVIDA] REM

Pesquisando vi que o REM escala a fonta em relação ao elemento root (REM = root em), que pode ser a fonte padrão do navegador e ou ser determinado dentro do HTML uma fonte padrão.

Logo seria melhor eu determinar a minha fonte "root" para evitar problemas de possiveis compatibilidades e minimizar o risco de má interpretação de diferentes navegadores, ou de fato deixar isto na mão do navegador ?

EXTRA: Vi algo tambem que fala sobre a regra "62.5%". Onde no meu html eu seto o "font-size: 62.5%" e logo uma unidade de rem sera equivalente a 10px. Queria saber se este metodo é realmente viavel.

html {
    font-size: 62.5%;
}

.outrasFontes{
    font-size: 1rem; /*1rem = 10px*/
}

Link da pagina em que vi: https://www.sitepoint.com/understanding-and-using-rem-units-in-css/

Valeu.

1 resposta
solução!

Oi Lucas,

Seria interessante sim colocar o font-size no html ou no :root em 16px para ficar mais seguro, contudo os browsers pelo menos nisso seguem um padrao. Normalmente nao resetamos isso.

O truque dos 62.5% no REM é bacana sim, lembre-se apenas que pelo menos com o EM (nao o REM) usamos mais para criar alguma relacao de tamanhos entre elementos proximos. Eu mesmo prefiro nao resetar o REM pois já me acostumei com a ideia que ele tem 16px sempre, e 2rem seria 32px e assim vai.

Por exemplo, um titulo sempre precisa ter 2x o tamanho do texto comum que vem em seguida, nesse caso deixando o EM "normal" fica mais bacana. Usamos isso no site da Caelum, como na página de Sobre a Caelum.

Nesse topico sobre unidades no CSS o Sergio comentou um pouco sobre isso tambem.

Espero ter ajudado e bons estudos,

Abcs!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software