Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

1
resposta

[Dúvida] Referenciando o CSV no projeto.

Olá, estou seguindo as aulas e tentando fazer os projetos na mão ao invés de clonar do git, e notei que no projeto 3, no git, o arquivo músicas.csv está na pasta 03 junto com o csproj e o program.cs.

No meu projeto, entretanto, as únicas maneiras de fazer o programa encontrar o músicas.csv são usando o endereço completo do local na string do FileStream ou colocando o csv dentro da pasta bin. Nenhuma dessas opções é ideal caso eu queira subir o projeto no Git posteriormente. Como fazer para encontrar o musicas.csv e manter ele na pasta raíz ao mesmo tempo?

1 resposta

Olá, Willian! Como vai?

Uma solução prática para o seu problema é definir o caminho relativo do arquivo e configurar o Visual Studio para que o arquivo CSV seja copiado para o diretório de saída (bin) automaticamente durante a compilação.

Aqui está um passo a passo de como você pode fazer isso:

1. Coloque o arquivo músicas.csv na pasta raiz do seu projeto: Isso significa que ele deve estar no mesmo nível que o arquivo .csproj.

2. Configuração no Visual Studio:

• No Solution Explorer, clique com o botão direito no arquivo músicas.csv.
    • Selecione "Propriedades".
    • Na janela de propriedades, você verá uma opção chamada "Copy to Output Directory" (Copiar para o Diretório de Saída). Defina essa opção como "Copy if newer" (Copiar se mais recente) ou "Copy always" (Copiar sempre). Isso garantirá que o arquivo CSV seja copiado para a pasta bin sempre que você compilar o projeto.
  3. Uso de Caminho Relativo no Código:

• No seu código, ao invés de usar um caminho absoluto, você pode usar um caminho relativo. Por exemplo, se o arquivo está na raiz do projeto, você pode simplesmente usar:
      var caminhoArquivo = "musicas.csv";
      using var arquivo = new FileStream(caminhoArquivo, FileMode.Open, FileAccess.Read);

Com essas configurações, o arquivo músicas.csv será sempre copiado para a pasta de saída durante o build, e o seu código poderá acessá-lo usando um caminho relativo, o que facilita o versionamento no Git.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.