Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] REFAZENDO A UVMAP DO CANECO

Não ficou muito claro para mim porque houve esse reprocesso do UVMAP do caneco. O vídeo que eu baixei da plataforma eu não entendi muito bem. Poderiam me explicar?

1 resposta
solução!

Fala, José. Tudo bem?

Esse é um processo de retopologia para que a malha do modelo suporte alguns processos. Veja:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Imagine este anel, similar ao existente na caneca, que foi modelado com poucos poligonos. Am algum momentos do jogo eu posso querer que esse anel tenha mais definição por que ele vai aparecer mais perto da câmera, por exmplo. Nessa situação, com o modelo já pronto, é usual aplicar uma subdivisão na malha e isso faria esse anel ficar assim:

Perceba que ele tem mais definição mas os seus cantos que eram retos ficaram arredondados. Para resolver isso, vou colocar um bevel no modelo original. Veja:

Agora os cantos se mantem fieis a ideia original, mesmo que eu vá aumentando os níveis de subdivisão do modelo. No exmplo usado pelo professor a topologia não estava tão certinha e isso criaria uma defeito na subdvisão. Veja:

A topologia deve estar correta para que posteriormente, o modelo funcione ao ser usado por outras pessoas durante a implementação na engine.

Espero ter ajudado e bons estudos!