Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] React

Atualmente, 29.11.2023, eu Cristian trabalhando com React, não vejo muito esse tipo de estrutura em classes, acho que é o que chamamos de programação funcional. O que pode ter acontecido, ou a minha observação ainda está insipiente?

Baita curso!

2 respostas
solução!

Olá Cristian! Fico feliz que esteja gostando do curso de TypeScript e que tenha uma dúvida sobre React.

Na verdade, a sua observação está correta. Com o avanço do JavaScript e a popularização de frameworks como React, a programação funcional tem se tornado mais comum. Em vez de utilizar classes, muitas vezes é preferível utilizar funções e componentes funcionais para criar aplicações em React.

A programação funcional traz algumas vantagens, como a facilidade de testar e reutilizar código, além de tornar o código mais legível e fácil de entender. No entanto, isso não significa que a programação orientada a objetos com classes tenha se tornado obsoleta. Ainda existem casos em que o uso de classes é recomendado, especialmente para criar componentes mais complexos.

Portanto, a sua observação não está equivocada. A programação funcional tem ganhado espaço em frameworks como React, mas isso não significa que o uso de classes tenha desaparecido completamente. É importante estar familiarizado com ambos os estilos de programação para poder escolher a abordagem mais adequada para cada situação.

Espero ter esclarecido a sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!

show! obrigado pelas pontuações. Conseguiria trazer uma aplicação bem prática de um componente complexo para ficar bem explícito a sua comparação?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software