Atualmente, 29.11.2023, eu Cristian trabalhando com React, não vejo muito esse tipo de estrutura em classes, acho que é o que chamamos de programação funcional. O que pode ter acontecido, ou a minha observação ainda está insipiente?
Baita curso!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Atualmente, 29.11.2023, eu Cristian trabalhando com React, não vejo muito esse tipo de estrutura em classes, acho que é o que chamamos de programação funcional. O que pode ter acontecido, ou a minha observação ainda está insipiente?
Baita curso!
Olá Cristian! Fico feliz que esteja gostando do curso de TypeScript e que tenha uma dúvida sobre React.
Na verdade, a sua observação está correta. Com o avanço do JavaScript e a popularização de frameworks como React, a programação funcional tem se tornado mais comum. Em vez de utilizar classes, muitas vezes é preferível utilizar funções e componentes funcionais para criar aplicações em React.
A programação funcional traz algumas vantagens, como a facilidade de testar e reutilizar código, além de tornar o código mais legível e fácil de entender. No entanto, isso não significa que a programação orientada a objetos com classes tenha se tornado obsoleta. Ainda existem casos em que o uso de classes é recomendado, especialmente para criar componentes mais complexos.
Portanto, a sua observação não está equivocada. A programação funcional tem ganhado espaço em frameworks como React, mas isso não significa que o uso de classes tenha desaparecido completamente. É importante estar familiarizado com ambos os estilos de programação para poder escolher a abordagem mais adequada para cada situação.
Espero ter esclarecido a sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!
show! obrigado pelas pontuações. Conseguiria trazer uma aplicação bem prática de um componente complexo para ficar bem explícito a sua comparação?