Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Questão "Como escolher a base certa para importar no Power BI?"

Olá, espero que estejam bem. Fiquei com dúvida sobre uma das questões do curso, a questão 04. O enunciado é "Como escolher a base certa para importar no Power BI?", quando leio isso imagino que seja um verdade dentro de um contexto geral, não só do curso. Quando eu for importar bases de dados atuando profissionalmente eu realmente devo sempre importar as bases mais desestruturadas ou seria apenas no contexto do curso para aprendizado e treinamento?

Print da questão 04 do curso, com a resposta certa assinalada. Pergunta: Como escolher a base certa para importar no Power BI? Resposta: Escolher a base que esteja mais desestruturada para praticar transformações ou a que já está parcialmente tratada se for necessário menos modificações.

1 resposta
solução!

Oi, Alef! Tudo bem?

A escolha da base de dados para importar no Power BI depende muito do contexto em que você está trabalhando, no ambiente de aprendizado, por exemplo, como em um curso, pode ser interessante escolher bases mais desestruturadas para praticar as transformações, pois isso te ajuda a desenvolver habilidades de ETL (extração, transformação e carregamento).

No entanto, no ambiente profissional, a escolha pode variar, se o objetivo é realizar análises rápidas e eficientes, pode ser mais prático escolher uma base que já esteja parcialmente tratada, minimizando o tempo gasto em transformações, o que não significa que você deve evitar bases desestruturadas, mas sim que a decisão deve ser baseada no que é mais eficiente e necessário para o projeto em questão.

Então, a resposta correta da questão do curso reflete bem essa dualidade: escolha a base desestruturada para praticar, mas considere bases parcialmente tratadas para eficiência em projetos reais.

Espero ter ajudado!

Um forte abraço e bons estudos!