Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Quando usar "var" e/ou "let" para declarar variáveis?

Gostaria de saber qual a diferença entre as variáveis: "var" e "let", pois já vi em alguns lugares que utilizam a abreviação "let" para declarar variáveis

3 respostas
solução!

Em JavaScript, let e var são usados para declarar variáveis, mas há diferenças significativas entre eles, principalmente em relação ao escopo.

let tem escopo de bloco, o que significa que a variável declarada com let é acessível apenas dentro do bloco onde foi definida.

var tem escopo de função, o que significa que a variável declarada com var é acessível em toda a função onde foi definida.

var sofre hoisting, o que significa que a declaração da variável é movida para o topo do seu contexto de execução antes da execução do código.

let também sofre hoisting, mas a diferença é que a variável declarada com let não é inicializada até que a declaração seja alcançada durante a execução do código.

Olá, tudo bem?

Atualmente, o uso do "var" é bastante incomum devido ao escopo global. Ao criar uma variável com "var", ela torna-se acessível em todo o projeto, possibilitando que seu valor seja sobrescrito de qualquer lugar, o que pode gerar diversos problemas. Em resumo, se possível, evite utilizar o "var".

Quanto ao "let", é mais recomendado utilizar pois quando se deseja criar uma variável disponível apenas dentro de uma função ou quando o valor dessa variável que você está criando você quer deixar que possa ser sobreescrita como em um contador, por exemplo:

function sobreLet() {
    let mensagem = `Mensagem Qualquer`;
}

Se tentar chamar a variável "mensagem" fora da função, não será possível, pois ela é visível apenas dentro do escopo da função. Ao contrário do "var", que permitiria o acesso sem restrições.

Observação: É possível criar variáveis com escopo global usando o "let", basta declará-las fora de qualquer função, no arquivo em si.

Já o "const" é mais usado se declara uma variável quando valor não será reatribuído, assim tendo benefícios em termos de segurança e legibilidade do código. Como por exemplo valores que não irão alterar como o valor de PI e o Nome do aplicativo que está criando. No início as vezes é complicado entender sobre o uso do const mas com o tempo irá se acostumar e entender melhor.

const pi = 3.14159;
const nomeDoApp = 'MeuApp';

Ok, Muito obrigado pela explicação!