Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Qual modelo a seguir para organizar um projeto Java?

Olá, tenho algumas dúvidas referente na organização de um Projeto Java:

1- Nomes das pastas do projeto: utilizar letra minuscula ou maiúscula ou Primeira maiúscula e o resto minuscula?

2- Nomes das classes? métodos? atributos? : utilizar letra minuscula ou maiúscula ou Primeira maiúscula e o resto minuscula?

3- Quais pastas devo criar, para separar as classes abstratas das classes herdadas?

4- Quais são os modelos de organização mais utilizado em Java, para criar as pastas e organizar o projeto?

Me desculpe, não estou conseguindo utilizar o termos certo para o que eu desejo expressar, mas o objetivo seria seguir a padronização da comunidade java mais utiliza na elaboração de projetos, pois preciso aprender a organizar o código do meu projeto e separar as responsabilidades de que cada coisa faz.

Por favor, responder e explicar as perguntas, além de citar exemplos para melhor compreensão quando for responder minha questão.

1 resposta
solução!

Olá

Para variáveis, a convenção de nomenclatura é sempre começar com uma letra minúscula e, em seguida, colocar em maiúscula a primeira letra de cada palavra subseqüente. As variáveis em Java não podem conter espaços em branco, portanto, as variáveis feitas de palavras compostas devem ser escritas com uma sintaxe minúscula de camel case. Aqui estão três exemplos de variáveis que seguem a convenção de nomenclatura:

primeiroNome
timeToFirstLoad

Lower camel case também é a convenção de nomenclatura Java para métodos. Aqui estão três exemplos de métodos Java nomeados corretamente da classe String:

compareToIgnoreCase(String str)
copyValueOf(char[] dados)
equalsIgnoreCase(String anotherString)

A única exceção à regra é para variáveis com um valor constante. Qualquer variável decorada com uma combinação de palavra-chave final static deve ser escrita em Screaming Snake Case. Ou seja, todas as letras são maiúsculas e as palavras compostas são separadas por um sublinhado.

Aqui estão três exemplos de constantes definidas na API do Spring Boot:

NESTED_PROPERTY_SEPARATOR
DEFAULT_TASK_EXECUTOR_BEAN_NAME
GLOBAL_SUFFIX

A convenção para pacotes é diferente das convenções de nomenclatura usadas para variáveis, métodos e tipos de referência. Os pacotes são sempre escritos em letras minúsculas, com um ponto entre as palavras. Um pacote Java é, na verdade, uma referência ao sistema de arquivos. O ponto em um nome de pacote é mapeado para o conjunto de pastas e subpastas em que reside uma determinada classe ou interface Java.

Um exemplo de três pacotes que fazem parte de uma instalação JDK padrão inclui:

net.http
management.rmi
transação.xa