Olá, boa tarde! Qual o curso de Power BI, que trata os dados por exemplo de uma planilha de excel com dados mesclados, ao qual, importaria para o Power BI, e faria a organização de tais.
Olá, boa tarde! Qual o curso de Power BI, que trata os dados por exemplo de uma planilha de excel com dados mesclados, ao qual, importaria para o Power BI, e faria a organização de tais.
Oi, Eduardo! Como vai?
No momento, não temos nenhum conteúdo que traga os dados de uma planilha com células mescladas. Porém, vou deixar aqui o passo a passo de como tratar esse problema diretamente no Power Query:
Primeiro, escolha a opção para importar dados de uma pasta de trabalho do Excel:
Após selecionar seu arquivo, escolha as opções que deseja importar e clique em "Transformar dados". O Power Query abrirá. Perceba que, onde as células estavam mescladas na planilha, apenas a primeira célula é reconhecida com o valor, enquanto as demais estão null
:
O que precisamos é falar para o Power Query que queremos preencher todos os espaços nulos até a próxima célula preenchida. Para fazer isso, basta clicar no título da coluna com o botão direito do mouse, e então selecionar preenchimento > para baixo.
Assim, todas as células que antes estavam nulas, passam a apresentar o valor do ano. Assim, o Power BI pode ler os dados corretamente.
Claro que outras situações pedem estratégias mais refinadas, porém, essa é uma etapa que pode ser bem importante no tratamento de dados.
Espero que tenha te ajudado um pouquinho, Eduardo. Qualquer coisa, estou à disposição.
Abraços.
Larissa Dubiella, boa noite!! Tudo bem?
Gratidão pela força na postagem acima!!!
Oi Eduardo, tudo bem?
Fico feliz por ter ajudado :)
Olha só que bacana, seu tópico inspirou a escrita de um artigo! O Lidando com células mescladas no Power BI.
Abração!
Larissa Dubiella, boa tarde!
Nossa!!! Sensacional saber que minha dúvida referente ao meu tópico, tenha sido inspiração para um artigo! Fico lisonjeado pelo reconhecimento, e que o artigo venha ajudar muitas pessoas! Li o artigo e gostei de tudo!
Gratidão também a Ana Duarte!