1
resposta

[Dúvida] Qual curso do Power BI, que trata dados de informações mesclado no Excel

Olá, boa tarde! Qual o curso de Power BI, que trata os dados por exemplo de uma planilha de excel com dados mesclados, ao qual, importaria para o Power BI, e faria a organização de tais.

1 resposta

Oi, Eduardo! Como vai?

No momento, não temos nenhum conteúdo que traga os dados de uma planilha com células mescladas. Porém, vou deixar aqui o passo a passo de como tratar esse problema diretamente no Power Query:

Primeiro, escolha a opção para importar dados de uma pasta de trabalho do Excel:

Tela inicial do Power BI. A opção Importar dados do excel está destacada.

Após selecionar seu arquivo, escolha as opções que deseja importar e clique em "Transformar dados". O Power Query abrirá. Perceba que, onde as células estavam mescladas na planilha, apenas a primeira célula é reconhecida com o valor, enquanto as demais estão null:

Tela de seleção da importação de dados no power bi. Ao lado esquerdo, estão opções de exibição fornecidas pela ferramenta. Do lado direito, uma prévia da tabela. São duas colunas, sendo elas ano e mês. A coluna de ano tem apenas o valor correspondente a janeiro preenchido, ou seja, na altura da célula janeiro da coluna mês, a coluna ano está preenchida com 2022 ou 2023. As outras células estão com valor nulo. Abaixo, o botão transformar dados está destacado.

O que precisamos é falar para o Power Query que queremos preencher todos os espaços nulos até a próxima célula preenchida. Para fazer isso, basta clicar no título da coluna com o botão direito do mouse, e então selecionar preenchimento > para baixo.

Menu que se abre ao clicar com o botão direito do mouse em um nome de coluna no power query. As opções "preenchimento" e "para baixo" estão destacadas

Assim, todas as células que antes estavam nulas, passam a apresentar o valor do ano. Assim, o Power BI pode ler os dados corretamente.

Tabela em que a primeira coluna é ano e a segunda é mês. As colunas estão inteiramente preenchidas.

Claro que outras situações pedem estratégias mais refinadas, porém, essa é uma etapa que pode ser bem importante no tratamento de dados.

Espero que tenha te ajudado um pouquinho, Eduardo. Qualquer coisa, estou à disposição.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software