4
respostas

[Dúvida] qual a diferença entre o padrao de cabo de rede t568a e o t568b?

qual a diferença entre esses dois padroes entre o padrao de cabo de rede t568a e o t568b tirando em questao das cores que ja sei que e mudado tem alguma diferença em uso ou em algo especifico?

quem poder me ajudar?

ou ambas fazem o mesmo?

4 respostas

Boa noite, Levi. As cores geralmente são trocadas para fins especificos, como por exemplo: 1: Conectar dois PC nas placas de redes para se comunitarem. 2: Ligar um PC/Notebook a um equipamento especifico que tenha placa de rede para configurar a rede do mesmo.

Qualquer duvida pode me chamar.

Att, Fernando

entao possue essa diferença?

so seriam essas?

atua na area de redes e telefonia ip e sempre usei padrao A e em redes estruturadas tambem porem possue alguns outros motivos?

Agora se existe mais não saberia te responder... teria que se apronfundar, mais na teoria estas diferenças citadas. Hoje quase não se usa isto no dia a dia.

Atte., Fernando

Olá amigos! Não sei muito, mas vou partilhar o pouco do conhecimento que sei.

Os cabos de rede utilizam 4 pares de fio, e aqui vou listar qual a função de cada par durante a transmissão (segundo o que me foi ensinado):

  • Branco com Listras Verdes e Verde : usados para enviar e receber dados Ethernet.

  • Branco com Listras Laranja e Laranja : usados para enviar e receber dados Ethernet.

  • Branco com Listras Azuis e Azul : GERALMENTE reservado para transmissão de voz, mas as vezes não é utilizado.

  • Branco com Listras Marrons e Marrom : utilizado para alimentação elétrica em tecnologias POE (Power over Ethernet).

Caso vc perceba, há dois pares que são responsáveis pela transmissão de dados (par laranja e verde).

quando se conecta um PC a um switch, eles vão trabalhar da seguinte maneira :

Um vai ENVIAR os dados pelo par VERDE e RECEBER pelo LARANJA,

já o outro vai ENVIAR pelo LARANJA e RECEBER pelo VERDE.

Note: O "canal" que um dispositivo usa para enviar dados, o seu destinatário usa para receber, e vice-versa.

Eles já trabalham usando esses "canais" diferentes para poder operar corretamente, onde um envia pacotes por um canal e recebe por outro, assim temos uma conexão de cabo onde as duas pontas são iguais (cabo reto)

Mas e se vc conectar dois dispositivos IGUAIS?

Caso vc conecte dois switchers, um ao outro com cabo reto, eles vão operar mais ou menos da seguinte maneira:

O switch A vai enviar os dados pelo par verde e vai receber pelo laranja, e o switch B vai fazer o mesmo. Assim temos um conflito, onde ambos enviam pacotes pelo par verde e recebem pelo par laranja.

para resolver esse problema basta inverter a ordem de uma das pontas, colocando o laranja no lugar do verde e vice-versa.

agora eles vão estar conectados corretamente, e usando o cabo cross-over.

NOTA: Atualmente, muitos dispositivos já reconhecem esse conflito e já realizam essa "conversão de canais" ( muda o canal que recebe pelo que envia e vice-versa), assim vc pode conectar eles com um cabo reto que não vai haver nenhum problema.

Os padrões de cabos existem para manter um padrão. Vc pode crimpar os cabos com a sequencia de cores diferentes dos padrões A e B que, caso seja mantida uma ordem de cabeamento correta nas duas pontas, ele vai funcionar perfeitamente. Mas vale lembrar que fazer esse tipo de coisa é UMA PÉSSIMA PRÁTICA. Isso acaba com a organização da rede e deixa ela toda bagunçada (mesmo que funcione normalmente).

Uma coisa tão simples com uma explicação tão grande kkakakka.

espero ter ajudado! :)