1
resposta

[Dúvida] Projeto DER para Gerenciamento de fazendas.

Olá pessoal, Acabei de ingressar na Alura e estou desenvolvendo um projeto de faculdade qual é preciso fazer um sistema de gerenciamento de fornecedores, produção e clientes, produto a ser vendido são hortaliças, quais serão fornecidas as sementes, plantadas e recolhido um produto final para venda. Desenvolvi esse modelo DER utilizando o brModelo para gerar o modelo lógico e o script, porém estou com muitas dúvidas em relação á funcionalidade desse modelo de banco. Alguém poderia me ajudar?

Diagrama de Entidade Relacionamento para um sistema de Gerenciamento de fornecedores, produção e vendas

1 resposta

Oii, Bruno! Tudo bem?

Parabéns pelo projeto, você está indo muito bem e já possui uma estrutura bem consolidada. Você não está sozinho, quando estamos aprendendo a criar os primeiros modelos, é normal surgirem muitas dúvidas e conforme vai praticando, fica naturalmente mais fácil. Vamos lá!

Como sugestão para verificar sobre a funcionalidade, você pode primeiro certificar que todas as entidades necessárias constam no modelo. E que as relações estão corretamente estabelecidas de acordo com o contexto do projeto. Para exemplificar: a relação entre Fornecedor e Estoque através de FornecEstoq sugere que cada fornecedor pode fornecer múltiplos estoques, o que é adequado. Então precisamos ter certeza que isso é um retrato da realidade do processo de negócio que está modelando. Aqui você pode consultar o seu mini-mundo sempre que precisar!

A normalização é importante para evitar redundâncias, é uma parte muito importante para o projeto. Um exemplo seria que na entidade Cliente, você tem atributos como Rua, Número, Bairro, etc., que poderiam ser agrupados em uma entidade separada chamada Endereço.

Revise as cardinalidades das relações para que elas estejam adequadas às regras do seu negócio.

E como se trata de um projeto de faculdade, seria interessante também obter opiniões dos seus colegas e professores, para que você possa complementar e aplicar melhorias em seu projeto, e também de ajudar eles.

Espero ter ajudado com as sugestões.

Bons estudos, Bruno!