Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Primeira vez como Scrum Master

O Scrum Master preconiza um alto conhecimento no Scrum. Uma pessoa pode fazer inúmeros cursos, workshops, certificações, etc., mas como funciona o primeiro projeto no qual ela vai exercer esse papel? Ela pode até ser "master" em cursos, mas como experiência, não poderia ser classificada como master. Dependendo da senioridade do Team e do PO, ela pode até ter grandes problemas de performance.

1 resposta
solução!

Olá, Priscila!

Entendo sua preocupação e é muito válido questionar sobre a prática real da função de Scrum Master após a teoria aprendida em cursos e certificações.

O Scrum Master, apesar do nome, não é um "mestre" no sentido de ser o mais experiente ou o mais sábio. O "master" aqui se refere mais à ideia de ser um "mestre de cerimônias", alguém que facilita o processo e ajuda a equipe a seguir o framework Scrum.

No seu primeiro projeto como Scrum Master, é natural que você não tenha a experiência prática ainda. Mas, lembre-se que seu papel é ser um facilitador e um coach para a equipe. Você não precisa ter todas as respostas, mas sim ajudar a equipe a encontrar as suas próprias respostas. Isso pode ser feito através de perguntas reflexivas, como as que você tem praticado neste curso.

Por exemplo, se a equipe está enfrentando um problema, em vez de tentar resolver o problema por conta própria, você pode perguntar à equipe: "Como vocês acham que podemos resolver isso?" ou "O que vocês acham que está causando esse problema?". Isso ajuda a equipe a pensar criticamente e a se apropriar das soluções.

Em relação à senioridade do time e do PO, é importante lembrar que o Scrum Master não é um gerente ou líder da equipe. O Scrum Master é um membro da equipe com um papel específico. Se houver problemas de performance, o Scrum Master pode ajudar a equipe a refletir sobre o que pode estar causando esses problemas e como eles podem ser resolvidos, mas a responsabilidade final é da equipe como um todo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software