Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Precedência

Olhando a tabela de precedência a operacão: ++x deveria ser executada primeiro que as anteriores, mas no caso o compilador executou as anteriores

int x = 2; long y = 1 + x * 4 - ++x;

1 resposta
solução!

Olá, Saulo!

A tabela de precedência de operadores em Java é muito importante para entendermos como as expressões são avaliadas pelo compilador. No caso da expressão que você postou, a operação ++x deveria ser executada antes das outras, mas parece que isso não aconteceu.

Uma possível explicação para isso é que a ordem de avaliação das expressões em Java não é definida pela tabela de precedência de operadores. Na verdade, a ordem de avaliação é definida pelo próprio código e pode variar de acordo com o compilador e a plataforma em que o código está sendo executado.

Por isso, é importante sempre escrever códigos claros e simples, evitando expressões muito complexas que possam levar a esse tipo de confusão. Além disso, é recomendável usar parênteses para deixar claro qual é a ordem de avaliação que você deseja que o compilador siga.

A expressão int x = 2; long y = 1 + x * 4 - ++x; envolve vários operadores com diferentes níveis de precedência. A tabela de precedência determina a ordem em que as operações são realizadas, mas é importante lembrar que a ordem de avaliação das subexpressões não é necessariamente a mesma que a ordem das operações.

No caso dessa expressão, primeiro é feita a multiplicação x * 4, que resulta em 8. Em seguida, o operador de pré-incremento ++x é aplicado, o que aumenta o valor de x para 3 e retorna o valor atualizado. Então, a expressão 1 + 8 - 3 é avaliada, resultando em 6. Finalmente, esse valor é convertido para long e atribuído à variável y.

Embora o operador de pré-incremento tenha uma precedência maior do que os outros operadores na expressão, a ordem de avaliação é determinada pelas regras do Java para avaliação de expressões. A ordem de avaliação é sempre da esquerda para a direita, exceto quando os parênteses são usados para alterar essa ordem. Nesse caso, a subexpressão que inclui o pré-incremento é avaliada por último, após a multiplicação e a adição.

Portanto, o resultado final dessa expressão é y = 6.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software