Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Por que usar um CMS ao invés de um BAAS?

Oi, tudo bem? Recentemente, fazendo vários projetos usando BAAS (Firebase e Supabase), conheci alguns serviços de CMS, que seria basicamente um BAAS, com uma interface para criar o back-end (Falando a grosso modo) e consumir como API. Mas fiquei com a dúvida, porque eu usaria um CMS desses ao invés de um BAAS (Como Firebase/Supabase) que estou acostumado? Para criar meu back-end de um projeto qualquer.

3 respostas
solução!

Olá Filipi, tudo bem?

Bora lá, vamos entender um pouco a diferença dos dois serviços... Um Content Management System (CMS) é uma ferramenta que permite gerenciar e criar conteúdo de forma fácil e intuitiva, sem a necessidade de conhecimento técnico avançado. Em geral, um CMS é usado para sites de conteúdo, como blogs, jornais e sites institucionais. Alguns CMSs incluem também uma API embutida, permitindo que você acesse e manipule o conteúdo de forma programática.

Já um Backend as a Service (BaaS) é uma plataforma que fornece uma variedade de serviços para ajudar a construir e gerenciar a parte do back-end de uma aplicação, como armazenamento de dados, autenticação, envio de notificações, entre outros. Em geral, BaaSs são usados para aplicações móveis e web, onde você precisa armazenar e acessar dados de usuários e gerenciar autenticação e autorização.

Se você estiver criando um projeto que precise gerenciar conteúdo e mostrá-lo em um site ou aplicação, um CMS pode ser a escolha certa. Se, ao contrário, você estiver construindo uma aplicação que precise de armazenamento de dados, autenticação e outras funcionalidades de back-end, um BaaS pode ser uma boa opção. Depende do que você precisa.

Se você não precisa da funcionalidade adicional do CMS, então usar BAAS (como Firebase ou Supabase) pode ser a melhor escolha, pois ele já fornece muitos recursos de back-end, e se você já está acostumado a usá-lo, você pode aproveitar seu conhecimento.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi André, tudo bem? Muito obrigado pelo seu retorno, fazendo um de seus cursos neste momento, parabéns pelos excelentes conteúdos!

Agora eu entendi, por conta de alguns CMS's entregarem uma API com uma interface bem amigável, acabei imaginando que teria o mesmo objetivo de um BAAS, mas agora ficou claro a diferença.

No meu caso, para aplicativos/website eu preciso de um BAAS, para usar todos os serviços de armazenamento, autenticação e outras funcionalidades.

Muito obrigado!

Opaa, brigadão pelo feedback Filipi, fico muito feliz!! Precisando estamos ai!

Bons estudos!