2
respostas

[Dúvida] Pesquisa com funcionários

Não compreendi a necessidade de gerar uma pesquisa com os funcionários, achei essa etapa ocorria antes na montagem da Proto-persona.

Então ocorre na criação da proto-persona e na validação?

Fiquei confusa :/

2 respostas

Olá Débora, tudo bem? Espero que sim!

Dentro das empresas existem pessoas funcionárias que têm contato constante com o nosso público, como atendentes e vendedores(as) por exemplo, e por isso conhecem bem quem é o grupo que usa nosso produto ou serviço. São uma fonte de conhecimento preciosa quando queremos conhecer melhor nossas pessoas usuárias e validar ideias.

Neste caso em específico, rodamos uma pesquisa interna com as pessoas do atendimento ao cliente porque é um grupo que todos os dias ouve as reclamações, os feedbacks e as necessidades do público da Tripideias. Por conta disso, essa equipe entende na prática como está o contato entre as pessoas usuárias e a experiência que estamos oferecendo, então montar uma pesquisa direcionada a ouvir quem atende os(as) clientes é essencial para obtermos informações úteis e conhecermos bem as dores enfrentadas no dia a dia das pessoas usuárias.

Esse tipo de pesquisa interna pode ser aplicada por diferentes motivos ao longo do processo, pois sempre dependerá do objetivo a ser atingido. Por exemplo: foi aplicada com stakeholders para montar a proto-persona, pois precisávamos da percepção que a empresa possui sobre as pessoas usuárias, e a segunda vez aplicamos em formato de formulário para validarmos esse entregável com informações vindas da equipe de atendimento e do próprio público, pois eram necessárias fontes ricas de informações sobre as pessoas usuárias para validar a proto-persona.

É isso Débora! Espero ter ajudado =)

Se a dúvida persistir ou se tiver qualquer outra dúvida, estamos aqui!

Até mais!

Quem seria os Stakeholders, seria o gestor, o marketing...? Não posso envolver o atendimento na proto-persona, então?