Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] OSPF

Galera, estou fazendo o 3o dos 4 cursos para a formação de redes e fiquei com dificuldade na questão do entendimento do OSFP, alguém consegue me ajudar?

2 respostas
solução!

Oii, Eduardo, tudo certo contigo?

O OSPF (o nome completo é Open Shortest Path First) é um protocolo de roteamento interno (IGP) baseado no estado de link. Ele usa a lógica do algoritmo de Dijkstra: ou seja, ele tenta encontrar o caminho mais curto entre um nó de origem e um nó de destino em uma rede.

Os comandos usados pelos instrutores, o network 170.1.1.0 0.0.0.255 area 0 e o network 180.1.1.0 0.0.0.255 area 0 são usados para especificar quais redes serão anunciadas pelo OSPF. Essa notação, a 0.0.0.255, é uma máscara wildcard (curinga). Ela basicamente vai te mostrar quais endereços podemos usar na rede. A notação que usamos mostra que todos endereços com o número menor que 255 são bem-vindos nessa rede.

A palavra area é usada para definir a área OSPF à qual a rede pertence. Em redes grandes, as áreas OSPF são usadas para dividir a rede em segmentos menores para facilitar o gerenciamento e reduzir o tráfego de atualizações de roteamento. Neste exemplo, ambas as redes estão na área 0, que é a área backbone (ela serve como uma "espinha dorsal" pois todas as áreas devem também se conectar a ela).

Se outra dúvida surgir, estamos disponíveis.

Abraços! :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Oooi, boa tarde! muito obrigado pelo retorno! admito que apenas fiquei confuso na questão da "area" Mas muitissimo obrigado, entendi bem melhor!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software