Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] ON (NAME = 'SUCOS_VENDAS.DAT',

Gente, alguém consegue me explicar esse comando? Realmente não entendi, se o nome do arquivo é ON (NAME = 'SUCOS_VENDAS.DAT', e o instrutor disse que quer que o arquivo seja gravado com esse nome aqui pq definimos o FILENAME como SALES_VENDAS_02.MDF? Qual papel desse SUCOS_VENDAS.DAT? O que ele quis dizer quando se refere a isso como sendo o nome interno da base de dados?

1 resposta
solução!

Júlia,

Posso tentar, mas não sei se consigo pois também acho bem confuso algumas partes, exemplo: COMO usar o nome lógico?

Talvez os links anexos possam te ajudar também.

O comando "ON (NAME = 'SUCOS_VENDAS.DAT'," significa o nome do arquivo lógico do banco de dados, este nome NÃO necessariamente precisa ser igualzinho ao nome do banco de dados, mas se NÃO for especificado, será igual.

Então fica associado:

• Nome do Banco de Dados: DATABASE "SUCOS_VENDAS_02"
  • Nome Físico do Arquivo gravado no diretório FILENAME: "C:\TEMP2\SALES_VENDAS_02.MDF"
  • Nome Lógico do Arquivo: NAME = "SUCOS_VENDAS.DAT" (nome interno).

O "filename" é a pasta + nome do Banco de Dados, é o arquivo que tem dados de extensão ".mdf", que é o arquivo de dados principal usado pelo SQL Server, e o ".ldf" é o arquivo de log de transações.

Minhas perguntas!

1 - Por que preciso do nome lógico?

• Para fazer referência ao arquivo físico...

2 - Como fazer referência do nome físico através do nome lógico?

• Usando as instruções "Transact-SQL". Err... eu nunca usei isso... não sei onde EXATAMENTE é usado e pior! NÃO achei nenhum exemplo na teia.

Por favor, leia os links abaixo:

==========================================================

CREATE DATABASE

Artigo - 26/09/2022 - 66 minutos para o fim da leitura

USE master;
GO
CREATE DATABASE Sales
ON
( NAME = Sales_dat,
    FILENAME = 'C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL13.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\saledat.mdf',
    SIZE = 10,
    MAXSIZE = 50,
    FILEGROWTH = 5 )
LOG ON
( NAME = Sales_log,
    FILENAME = 'C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL13.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\salelog.ldf',
    SIZE = 5MB,
    MAXSIZE = 25MB,
    FILEGROWTH = 5MB ) ;
GO

https://learn.microsoft.com/pt-br/sql/t-sql/statements/create-database-transact-sql?tabs=sqlpool&view=sql-server-ver16

Arquivos e grupos de arquivos do banco de dados

Artigo - 26/09/2022 - 12 minutos para o fim da leitura

...

Nomes de arquivos lógico e físico

Logical_file_name: O logical_file_name é o nome usado para fazer referência ao arquivo físico em todas as instruções Transact-SQL. O nome de arquivo lógico deve estar de acordo com as regras de identificadores do SQL Server e deve ser exclusivo entre os nomes de arquivos lógicos no banco de dados.

os_file_name: o os_file_name é o nome do arquivo físico que inclui o caminho de diretório. Ele deve seguir as regras dos nomes de arquivo de sistema operacional.

...

https://learn.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/databases/database-files-and-filegroups?view=sql-server-ver16

CREATE TABLE (Transact-SQL)

Article - 09/15/2022 - 79 minutes to read

https://learn.microsoft.com/en-us/sql/t-sql/statements/create-table-transact-sql?view=sql-server-ver16

Referência de operadores físicos e lógicos de plano de execução

Artigo - 17/10/2022 - 41 minutos para o fim da leitura

Operadores lógicos

Os operadores lógicos descrevem a operação algébrica relacional usada para processar uma instrução. Em outras palavras, operadores lógicos descrevem conceitualmente qual operação precisa ser executada.

Operadores físicos

Os operadores físicos implementam a operação descrita pelos operadores lógicos. Cada operador físico é um objeto ou uma rotina que executa uma operação. Por exemplo, alguns operadores físicos acessam colunas ou linhas de uma tabela, índice ou exibição. Outros operadores físicos executam outras operações como cálculos, agregações, verificações da integridade de dados ou junções. Os operadores físicos possuem custos associados.

https://learn.microsoft.com/pt-br/sql/relational-databases/showplan-logical-and-physical-operators-reference?redirectedfrom=MSDN&view=sql-server-ver16

Nomes lógicos e operadores lógicos são coisas distintas...

[]'s,

Fabio I.