Gostaria de entender melhor este conceito. Peguei a ideia mas agradeceria mais exemplos ou explicações.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de entender melhor este conceito. Peguei a ideia mas agradeceria mais exemplos ou explicações.
Oi José,
Como está? Feliz páscoa atrasado.
Você já assistiu o capítulo sobre interfaces? Toda essa ideia vai fazer sentindo depois que você aprender mais sobre polimorfismo!
Me diz se assistiu, que aí continuamos o bate papo.!
Um abraço, Maurício
Olá Maurício, Estou ótimo e você ? Então assisti o capítulo sobre interface sim e já fiz os exercícios. Acho que agora está um pouco mais claro, porém ainda tenho que fixar melhor este conceito.
Eu sei que é aconselhável utilizar a ideia de interface e recomenda-se inclusive evitar o uso de herança , é isso mesmo ?
Com interfaces eu posso trabalhar com objetos que não são comuns, porém que tem comportamentos comuns, certo ?
Por favor, me diz se estou no caminho certo pelo.
Obrigado Maurício.
Abraço.
Oi José,
Usar interfaces são legais, pq te permitem usar polimorfismo! E, com o polimorfismo, quer dizer que você consegue "mudar o comportamento da classe sem mudar o código fonte". Afinal, se vc passar uma implementação diferente para a classe, o comportamento vai mudar, certo?
Quando você fizer os cursos de padrão de projeto e de OO com SOLID, você vai entender mais!
Sobre evitar herança, não é bem evitar, mas sim entender o porquê que é difícil usá-la, e entender o porquê é fácil fazer besteira com ela. No curso de OO com SOLID, vc vai entender tudo isso também!
Vc está no caminho certo, sim! Continue estudando OO, pq isso é o que fará a diferença pra vc escrever código de qualidade!
Muito obrigado pelas dicas e por mostrar um horizonte a seguir no estudo de OO. Obrigado.
Me ajudou também com essa resposta, gosto sempre de me aprofundar mais no assunto que acabei de aprender.