Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Dúvida no Ex. 8 do Capítulo 3 - Classes Abstratas

Gostaria de entender melhor este conceito. Peguei a ideia mas agradeceria mais exemplos ou explicações.

5 respostas

Oi José,

Como está? Feliz páscoa atrasado.

Você já assistiu o capítulo sobre interfaces? Toda essa ideia vai fazer sentindo depois que você aprender mais sobre polimorfismo!

Me diz se assistiu, que aí continuamos o bate papo.!

Um abraço, Maurício

Olá Maurício, Estou ótimo e você ? Então assisti o capítulo sobre interface sim e já fiz os exercícios. Acho que agora está um pouco mais claro, porém ainda tenho que fixar melhor este conceito.

Eu sei que é aconselhável utilizar a ideia de interface e recomenda-se inclusive evitar o uso de herança , é isso mesmo ?

Com interfaces eu posso trabalhar com objetos que não são comuns, porém que tem comportamentos comuns, certo ?

Por favor, me diz se estou no caminho certo pelo.

Obrigado Maurício.

Abraço.

solução!

Oi José,

Usar interfaces são legais, pq te permitem usar polimorfismo! E, com o polimorfismo, quer dizer que você consegue "mudar o comportamento da classe sem mudar o código fonte". Afinal, se vc passar uma implementação diferente para a classe, o comportamento vai mudar, certo?

Quando você fizer os cursos de padrão de projeto e de OO com SOLID, você vai entender mais!

Sobre evitar herança, não é bem evitar, mas sim entender o porquê que é difícil usá-la, e entender o porquê é fácil fazer besteira com ela. No curso de OO com SOLID, vc vai entender tudo isso também!

Vc está no caminho certo, sim! Continue estudando OO, pq isso é o que fará a diferença pra vc escrever código de qualidade!

Muito obrigado pelas dicas e por mostrar um horizonte a seguir no estudo de OO. Obrigado.

Me ajudou também com essa resposta, gosto sempre de me aprofundar mais no assunto que acabei de aprender.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software