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Dúvida no Ex. 5 da Aula 1 - O que são métodos ágeis?

Fico em dúvida em relação a agilidade por dois motivos ? equipes cross podem se sentirem desmotivadas por ter trabalho demais e não receber nada a mais por fazer o trabalho deles e auxiliar os colegas.

Outra dúvida é em relação ao processo, quando trabalhamos com agilidade não podemos dizer que temos um processo bem definido ? Por se tratar de métodos dinâmicos me gerou essa dúvida, tendo em vista que adotando agilidade quero meu processo organizado e bem definido para não perdermos o controle de qualidade do produto e outras coisas como metodologia pra todos da equipe seguir, etc...

O que acham ?

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E em relação a vários encontros do PO com clientes gerará muito custo certo ? Como resolver isso ? Repassar eventuais custos para os clientes ?

Outra questão seria em agilidade é recomendável pegar vários projetos ao mesmo tempo ?

Projetos muito grandes gerarão muito trabalho ? Demorará tempo demais para agregar valor para o cliente ? Essas questões me vieram a mente também em relação a aplicação efetiva da agilidade

Olá Gustavo.

Encontros com cliente, acredito eu, não gerarão muito custo, são encontros semanais (ou a cada 2,3 semanas - conforme seu projeto) que trarão um feedback importante. Esses encontros podem ser feitos no seu próprio local de trabalho, não precisando se deslocar para "tomar um cafézinho" e debater o projeto, dependendo da disponibilidade há ainda a opção dessa conversa ser feita online com algum stream, talvez.

Em relação a pegar vários projetos ao mesmo tempo é algo relativo. Com um bom planejamento combinado com um bom desempenho da equipe você pode sim pegar vários projetos, é só conseguir dividir o tempo, planejar as entregas com o cliente e estipular prazos (MUITO) bem estimados.

Projetos grandes demoram, obviamente, muito mais que os menores devido ao número de funcionalidades, regras de negócios e definição/alteração de escopo (product backlog). Dessa forma, vale a pena pensar em utilizar API's e outros componentes que estão disponíveis na internet (alguns pagos, outros não), através desses componentes você "terceriza" aquela sua atividade, deixando de ter que colocar um ou mais desenvolvedores para realizar aquela determinada atividade, acelerando assim, o projeto. Como por exemplo o pagamento online para e-commerce, você não precisa perder um desenvolvedor para fazer a geração de boletos, verificação de fraudes, formulários e toda a regra de negócio envolvida, na internet você acha API's e componentes que te ajudam nisso!

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Oi Gustavo, são muitas perguntas! A resposta ficou um pouco longa, mas está separada em tópicos. :-)

Membros de equipes cross functionals podem se sentir desmotivados por ter trabalho demais e não receber nada a mais por fazer o trabalho deles e auxiliar os colegas?

Dentro de métodos ágeis, preferimos que a unidade de trabalho seja o time. Isso quer dizer que o trabalho que o time tem que fazer está claro para todos e não precisamos definir de antemão quem é que vai fazer o que. O que realmente importa para o projeto é que os itens de maior prioridade sejam entregues e, assim, ajudar o colega é trabalho de todos, também.

Outra dúvida é em relação ao processo. Quando trabalhamos com agilidade não podemos dizer que temos um processo bem definido?

Trabalhando com agilidade, não temos um processo pré-definido, mas é realmente importante que todos os envolvidos com o projeto tenham uma visão clara do que é o processo que está sendo usado no momento pelo time. Para manter a qualidade, por exemplo, utilizamos o Critério de Pronto definido pelo time como colunas do quadro de acompanhamento do trabalho. Assim, todos sabem os passos que devem ser seguidos para garantir que tenhamos confiança do trabalho que está sendo executado.

Recomendo ver o curso Scrum: Agilidade em seu projeto. Esse assunto é tratado com mais profundidade na Aula Review Meeting, vídeo 3.

Os vários encontros do PO com clientes gerarão muito custo, certo? Como resolver isso? Repassar eventuais custos para os clientes?

Como o Raphael respondeu acima, o custo esperado para o time estar em reuniões realmente não é grande -- dependendo do método utilizado (XP, Scrum, Kanban, etc) há até limitações desse tempo. O PO, no entanto, é a pessoa que precisa mesmo entender as necessidades do cliente e, a partir disso, criar uma lista priorizada do que precisa ser feito no projeto.

Você deve ter, hoje em dia, alguém que faz essa ponte com o cliente nos seus projetos, correto? Para garantir a entrega de valor para o cliente, este é um custo necessário e, como parte do time, o trabalho dessa pessoa também é cobrado do cliente.

Em agilidade, é recomendável pegar vários projetos ao mesmo tempo?

A resposta real para essa pergunta é: nem em agilidade, nem em qualquer outra forma de pensar, é recomendado que um time trabalhe em vários projetos ao mesmo tempo. :-) Dito isso, no mundo real é o que mais acontece.

Trabalhar com vários projetos é bastante normal em ambientes ágeis e o que ajuda muito, nesse caso, é organizar o trabalho por time, não por projeto. Isto é... se um mesmo time for, por exemplo, cuidar de 5 projetos, eles terão um único PO e um único backlog com todas as histórias de todos os projetos. A prioridade será definida considerando as demandas de todos e o time trabalhará sobre o que agrega mais valor para sua empresa nesse momento.

Projetos muito grandes gerarão muito trabalho? Demorará tempo demais para agregar valor para o cliente?

Projetos grandes certamente gerarão muito trabalho, independentemente do método usado para executá-los, ágil ou não. Mas mesmo os projetos grandes podem ser quebrados em partes pequenas que já agregam valor para o usuário, que podem ser entregues desde cedo.

Dessa forma, o usuário terá um sistema que já funciona e agrega valor para ele desde cedo, e que receberá mais e mais funcionalidades até que o projeto acabe. O ERP da Caelum, por exemplo, teve sua primeira entrega em 3 semanas de projeto como um incipiente cadastro de alunos e turmas. Nas semanas seguintes, novas funcionalidades foram entregues... nas seguintes, mais funcionalidades ainda. Hoje, o sistema controla todo o fluxo de trabalho da empresa e continuamos a entregar funcionalidades para facilitar a vida dos usuários e alteramos o sistema para se adequar às mudanças que a empresa tem conforme evolui.


A forma de pensar ágil é a de agregar valor para os usuários desde cedo e com frequência, da melhor forma possível. Para isso, pensar continuamente em melhoria do estado atual (do time, do produto, das relações...) é fundamental. E, para termos um time realmente eficaz e que trabalha feliz, outra coisa realmente importante é o respeito por cada indivíduo e pela sua capacidade de pensar e agregar ao todo.