Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida no Ex. 1 da Aula 2 - Scrum, XP, Kanban

Em um time agil temos equipes pequenas, mas e se tivermos que desenvolver um software muito complexo e grande, teremos um problema certo ? Pois se todos necessitam de fazer tudo, estar por dentro de todo o processo e das iterações, o profissional não acaba tendo que fazer o serviço de vários e ganhar um salário só de um ? Penso nisso como um problema para a agilidade, analisando o cansaço do profissional que desenvolve softwares, outro problema levantado acredito ser caso tenhamos muitos projetos na software house que trabalhamos, pois, como ficaremos encontrando com frequência diversos clientes ? Esse custo gerado com locomoção, alimentação dos recursos humanos da empresa devem ser repassados para os clientes?

2 respostas
solução!

Sistemas maiores podem ser divididos em módulos de forma que o desenvolvedor seja especialista em um ou mais blocos. Desse modo não se compromente agilidade. Além disso, não é muito recomendável que o desenvolvedor se aloque em vários projetos, portanto, não gastaria tanto tempo em meetings. Quanto aos custos, acho que é possível mitigar usando videoconferência. Acho que é possível adaptar métodos ágeis em grandes equipes e grandes projetos, concorda?

Concordo com o Leandro, pois hoje em dia se tem usado muito videoconferências para agilizar os processos e diminuir os custos. Trabalho em uma empresa que se adaptou muito bem ao home office. Trabalho em uma cidade, a empresa fia alocada em outro estado e temos desenvolvedores em mais outro estado. Quando precisamos nos reunir, tudo em videoconferência, inclusive com o cliente. Fizemos projetos grandes e temos nos saído bem. Portanto é possível sim adaptar métodos ágeis em grandes equipes e grandes projetos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software