Olá galeris! Tudo bem? Concluí este curso e agora estou reescrevendo o código quase que por conta própria, para fins de estudo e para verificar se surgem mais dúvidas ou questões. A resposta é sim! Estou com dúvida na utilização na função que criamos para verificar se os nossos carros ultrapassaram a tela. Na verdade, ainda estou meio incerto quando se trata da utilização de "return" dentro das nossas funções. Pelo que eu entendi, usamos quando queremos verificar se tal condição dentro da função é verdadeiro ou falso, correto? Seguindo com isso, quando estamos criando a função para verificar se os carros saíram da tela, por qual motivo não podemos fazer isso? (Testei e já vi que dá errado, mas queria entender o motivo):
//função para o carro voltar a aparecer na tela//
function backToInicialPositionCar(){
for(let i = 0; i < carImages.length; i++){
if(carExitTheScreen){
xCars[i] = 600;
}
}
}
//função para verificar se carro saiu da tela//
function carExitTheScreen(){
return xCars < - 50;
}
Nesse caso, por que não podemos utilizar a mesma variável que criamos lá no começo para fazer essa verificação? Utilizo outro exemplo para ilustrar a minha dúvida: Por que nesse caso abaixo, eu não preciso criar um nome diferente na função (que poderia ser qualquer um, pelo que entendi), e mesmo assim ainda informamos o parâmetro "yActor" dentro do nosso "if"?
//função para jogador controlar o ator//
function moveActor(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yActor -= 5;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
if(actorCanMoveDOWN(yActor)){
yActor += 5;
}
}
}
//função para ator não sair da tela na parte de baixo//
function actorCanMoveDOWN(){
return yActor < 366;
}
Nesse caso, se eu preferir criar um outro nome, eu também posso, mas não é necessário. Acho que isso acaba me deixando confuso na hora de programar. Eu não entendo por que não podemos fazer algo assim, por exemplo:
//função para jogador controlar o ator//
function moveActor(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yActor -= 5;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
if(actorCanMoveDOWN){
yActor += 5;
}
}
}
//função para ator não sair da tela na parte de baixo//
function actorCanMoveDOWN(){
return yActor < 366;
}
Desculpa pela explicação meio fajuta, eu ainda estou aprendendo a explicar minhas próprias dúvidas dentro da linguagem de programação! :(( Obrigado pela atenção!