1
resposta

Duvida na semântica do comando css font-family

font-family: 'Montserrat', sans-serif;

A primeira parte referimos ao nome do fonte, mas o segundo comando eu não tenho a menor ideia do que seja, alguém poderia me da uma luz nessa questão, não gosto de deixar um conteúdo passar despercebido.

1 resposta

Olá Frederico.

Na verdade, todos os nomes são famílias de fontes. Podemos passar quantas fontes acharmos conveniente, separando uma da outra com vírgula.

No caso de haver mais de uma, o navegador vai tentar carregar a primeira fonte. Caso ela não consiga, por não ter disponível na máquina que está rodando, ela vai tentar carregar a segunda fonte e assim por diante.

Sobre o nome da família de fonte em si, elas podem ser o próprio nome da fonte, como é o caso do 'Montserrat', ou pode ser uma família genérica. Exemplos de família genérica são serif (fonte com serifa), sans-serif (fonte sem serifa), monospace (fonte com mesma largura pra qualquer caractere), cursive (fonte que imita escrita cursiva), etc.

Sobre o sans-serif, é uma fonte que não tem serifa, que são pequenos detalhes nas bordas das letras. Se buscar no google imagens pelo termo "serifa" ou "serif", ficará bem claro oq são.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software