Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Migração servidor Backend

Pessoal, to passando por uma dúvida aqui.

Tenho um backend já todo feito em JAVA, utilizei o IntelliJ como IDE. E acho que não me toquei na epoca, mas agora pra codar com ele pra códigos fechados, só tem uma versão paga, que está um tanto salgada.

A pergunta seria:
Pensando em migrar esse backend para outra linguagem (de preferencia uma totalmente gratuita), qual linguagem usar? Node? Python? PHP?

Obs.: essa aplicação é um chatbot, responsável por cadastrar tickets e enviar mensagens.

4 respostas

Salve, Jean!

O InteliJ ainda é gratuíto pra Java e Kotlin, pelo menos é o que eles estão prometendo aqui: https://www.jetbrains.com/idea/download/?section=windows

Dito isto, qualquer uma das linguagens que você mencionou funcionariam bem de boas.

Eu gosto muito de Node.JS :)

Fala Vinicios.
Eu também achei que era gratuito. Estou usando o IntelliJ a bastante tempo já e nunca tive nenhum problema.
Mas eles anunciaram recentemente que a versão Community e a versão Ultimate seriam unificada, e desde então a minha instalação (que era community) entrou em modo trial.

To tentando usar o VS Code com o código em Java ainda, está funcionando. Mas realmente não sei se isso seria o mais recomendado.
Se tiver alguma consideração sobre isso e puder compartilhar vou ficar agradecido.

Sobre o Node.JS, pelo que andei pesquisando ele seria mais adequado pra fazer o que estamos precisando aqui. Sistema de mensageria, websocket etc. Faz sentido isso mesmo?

solução!

Cara, essa questão do IntelliJ é chatinha mesmo - mas na teoria, mesmo o Ultimate, vai ser gratuíto pra Java e Kotlin, mas sem as features premium habilitadas.

O VS Code com as extensões certas (Extension Pack for Java, da Microsoft) funciona muito bem pra Java, inclusive com debug, autocomplete e tudo mais. Não é o mesmo nível de "mágica" que o IntelliJ faz. Se o código já tá funcionando lá, pode seguir em frente sem medo de ser feliz.

Agora, sobre migrar pra Node.js: faz total sentido pro seu caso. Quando você fala de chatbot, mensageria e websocket, Node brilha demais. O modelo de I/O não bloqueante dele é perfeito pra esse tipo de aplicação onde você tem muitas conexões simultâneas esperando mensagens. Bibliotecas como socket.io ou ws são maduras e bem documentadas.

Dito isso, uma consideração importante: migrar um backend inteiro é um trampo considerável. Se o Java já tá funcionando e o único problema é a IDE, talvez valha mais a pena investir um tempinho configurando o VS Code direito (ou experimentando o InteliJ pra ver se vai mesmo deixar de ser gratuíto) do que reescrever tudo. A não ser que você já estivesse querendo mudar por outros motivos (performance, familiaridade com a linguagem, custos de hospedagem, etc).

Se decidir ir pro Node, algumas dicas:

• Express ou Fastify pra estruturar a API - NestJS se quiser algo mais opinionado, modular e com suporte a muuuita coisa do mundo do Node
  • Prisma ou TypeORM se precisar de ORM
  • Bull ou BullMQ se precisar de filas de processamento

Qualquer dúvida, manda aí!

Cara, valeu pela força.

Eu já tava arrancando os cabelos aqui só de pensar em ter que migrar tudo hahhahahahahha
Vou pensar com calma nisso nos próximos dias. Aproveitar que por enquanto o PROD ta de pé e não tem nenhum bug urgente.

E valeu pelas dicas do Node tbm. Vou deixar anotado aqui pro futuro. Talvez não usar nesta aplicação mas numa próxima.

Mais uma vez, valeu pela força Vinicios.