Olá, Flávia! Tudo bem?
Muito interessante sua dúvida!
O WIP, conceitualmente, é o trabalho em andamento que o nosso sistema possui em determinado momento. Assim, quando falamos em limitar o WIP, temos que pensar em limitar o trabalho em andamento. Para isso, precisamos primeiro entender e definir o que é trabalho em andamento para o processo que estamos analisando. Por exemplo, no caso apresentado em aula, estávamos considerando que atividades na coluna "Backlog" não estavam em andamento, ou seja estavam apenas paradas e representadas no quadro. A partir da coluna "Análise", consideramos que já há algo sendo feito, mesmo que não seja algo operacional, e que a tarefa foi oficialmente inicializada. A partir desta coluna até "Teste" há algum trabalho específico sendo realizado, por isso que para este caso o nosso Work in Progress vai desde "Análise" até "Testes".
Na aula, foi estabelecido um limite de no máximo 3 cards para a coluna "Fazendo" (veja que não houve um limite total do que está sendo feito, apenas um limite para essa coluna). Poderíamos definir um limite de WIP total, por exemplo:
- O limite do WIP conjunto das colunas "Análise", "Fazendo" e "Teste" deve ser de 8 cards.
Ou então você poderia sim definir limites específicos para cada coluna, como você comentou. Então no exemplo que você deu, poderia ter o limite de 2 para "Análise", 3 para "Fazendo" e 2 para "Teste", não estaria errado. Neste exemplo da aula, o foco foi na coluna "Fazendo" pois ela que representaria o foco do WIP para o nosso time, pois o teste, como vimos, pode depender de clientes ou outras pessoas externas, e talvez limitar "Análise" não seja tão importante num primeiro momento, já limitar "Fazendo" é de extrema importância pois afeta diretamente o trabalho de toda a equipe.
Ficou um pouco mais claro?
Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!
Abraços e bons estudos! :)