Bom dia, Giovana! Tudo bem com você?
É verdade que, no universo do design, muitas vezes julgamos um livro pela capa — afinal, ela é nossa primeira conexão com o conteúdo. Mas, no design, a percepção é bastante subjetiva. O que pode parecer desarmônico para uma pessoa, pode ser visto como inovador ou ousado para outra.
Na capa do livro Design para quem não é designer, o autor optou por algo simples, poucas cores, traços limpos e uma estética "lisa", sem muitos detalhes chamativos. Algo que não podemos esquecer é que a capa de um livro de design pode ser propositalmente provocativa para estimular a curiosidade e a reflexão sobre o que está dentro ou a curiosidade de ler. Um exemplo prático sobre a "provocação das capas" é quando capas de livros infantis usam cores vibrantes e fontes divertidas para atrair o olhar das crianças.
Voltando ao caso do livro Design para quem não é designer, é interessante que temos um alto contraste entre sua capa simples e seu interior. O livro possui uma avaliação alta, 4.8 de 5 estrelas, e apresenta páginas cheias de cores, imagens, tabelas, como podemos ver na imagem a seguir:
No final das contas, a capa é, sim, importante — ela é uma introdução visual ao conteúdo. Mas, no design, o impacto completo também combina uma boa apresentação com um conteúdo que entrega valor.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado