1
resposta

[Dúvida] JDBC, DAO e Service

Existe um padrão para criação das camadas Service e DAO com JDBC puro? A camada DAO não deveria ser responsável por fechar a conexão certo? (pois eu posso fazer Transação em métodos no Service). Então na camada Service eu teria um atributo referente a DAO. A dúvida agora é: Como eu organizo a conexão? Ela pode ser um atributo que possa ser usado por todos os métodos? (talvez não porque ela precisa ser fechada a cada método) ? Estou usando Pool de conexões, então, em uma classe Factory eu consigo pegar uma conexão livre do Pool em um método static.

Segue a imagem com duas possiblidades de organizar a Service que eu encontrei, gostaria de saber se existe algo melhor? algum pattern? exemplo

1 resposta

Olá Hugo!

Sua pergunta é muito interessante. Realmente, a camada DAO é responsável por realizar as operações no banco de dados, mas não deveria ser responsável por fechar a conexão. Essa responsabilidade deve ser passada para a camada Service.

A conexão pode ser um atributo da classe DAO, mas ela deve ser aberta e fechada em cada método da classe Service que utiliza a DAO. Isso pode ser feito utilizando um try-with-resources, que fecha a conexão automaticamente após o uso. Um exemplo seria:

public class ClienteService {
    private ClienteDAO dao = new ClienteDAO();

public List<Cliente> listar() {
        try (Connection conn = dao.getConnection()) {
            return dao.listar(conn);
        } catch (SQLException e) {
            // tratamento de exceção
        }
    }

public void salvar(Cliente cliente) {
        try (Connection conn = dao.getConnection()) {
            conn.setAutoCommit(false);
            dao.salvar(conn, cliente);
            conn.commit();
        } catch (SQLException e) {
            // tratamento de exceção
        }
    }
}

Note que o método getConnection() da classe DAO é chamado em cada método da classe Service que utiliza a DAO. Isso garante que a conexão seja aberta e fechada corretamente.

Quanto à organização da camada Service, existem vários padrões que podem ser utilizados, como o padrão Repository, o padrão Facade, entre outros. O importante é escolher um padrão que se adeque às necessidades do seu projeto e que facilite a manutenção do código.

Espero ter ajudado e bons estudos!