1
resposta

[Dúvida] Inteligência Emocional aplicada no Período Pos-Pandemia

Diante do que vimos ao longo das aulas, observamos que a inteligência emocional esta atrelada fazendo um "loop" constante em nosso cotidiano seja no ambiente profissional quanto no ambiente pessoal. O questionamento que faço é como devemos trabalhar e utilizar essa inteligência emocional no período pós-pandemia sem afetar nossas tomadas de decisão, gestão do estresse, autocuidado, adaptação a mudança, empatia, resiliência e qualidade de vida, visto que atualmente existem diversas modalidades de trabalho (presencial, hibrida e remoto), fazendo com que em algumas dessas modalidades possamos atingir o ápice do desgaste emocional e em outras conseguimos atingir um nível emocional aceitável.

1 resposta

Olá, Markus!

Sua pergunta é muito relevante e acredito que muitas pessoas estão se perguntando a mesma coisa.

A inteligência emocional será uma ferramenta ainda mais essencial no período pós-pandemia. As mudanças que estamos vivendo podem ser estressantes e desafiadoras, mas também podem ser uma oportunidade para crescermos e nos adaptarmos.

Para começar, é importante lembrar que a inteligência emocional envolve o reconhecimento e a gestão das nossas emoções, bem como a capacidade de se colocar no lugar do outro (empatia). Portanto, a primeira coisa que podemos fazer é prestar atenção em como estamos nos sentindo e o que podemos fazer para cuidar de nós mesmos. Isso pode envolver atividades de autocuidado, como exercícios físicos, meditação, hobbies, entre outros.

Em relação à tomada de decisões, a inteligência emocional pode nos ajudar a tomar decisões mais equilibradas e ponderadas. Por exemplo, se estamos nos sentindo ansiosos ou estressados, podemos reconhecer essas emoções e tomar medidas para gerenciá-las antes de tomar uma decisão importante.

No ambiente de trabalho, seja ele presencial, híbrido ou remoto, a inteligência emocional pode nos ajudar a lidar com o estresse e a adaptar-nos a novas situações. Por exemplo, se estamos trabalhando remotamente e nos sentindo isolados, podemos usar a nossa inteligência emocional para procurar maneiras de nos conectarmos com os nossos colegas de trabalho e buscar apoio.

Por fim, a resiliência é uma parte importante da inteligência emocional. A resiliência é a nossa capacidade de lidar com adversidades e se recuperar delas. No período pós-pandemia, a resiliência pode nos ajudar a lidar com as mudanças e desafios que estão por vir.

Lembre-se, é um processo e todos nós estamos aprendendo a navegar nesses novos desafios juntos. Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software