Olá, Márcia! Como está?
Ótima pergunta! A heurística de Nielsen que menciona sobre não submeter a pessoa usuária ao esforço de lembrar ou memorizar as coisas é realmente muito importante no design de interfaces.
No caso do preenchimento automático do CPF, podemos dizer que sim, essa funcionalidade se enquadra nessa heurística. Ao oferecer o preenchimento automático, a interface está facilitando a vida de usuários e usuárias, poupando-os do esforço de ter que digitar novamente um dado que já foi inserido anteriormente. Isso torna a experiência da pessoa usuária mais fluída e eficiente.
Essa heurística também pode ser aplicada a outras informações que não precisam ser lembradas ou digitadas por um usuário ou uma usuária, como endereços, formulários e e-mails. Ao oferecer sugestões ou preenchimentos automáticos, a interface está tornando a interação mais fácil e rápida para as pessoas usuárias.
É importante ressaltar que o uso dessa heurística deve ser feito de forma cuidadosa, levando em consideração a privacidade e segurança dos dados da pessoa usuária. Por exemplo, é fundamental garantir que as informações pessoais sejam armazenadas de forma segura e que as pessoas usuárias tenham controle sobre o que é lembrado ou não pela interface.
Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida! Se tiver outra pergunta, é só me dizer, ok?
Grande abraço e até mais!
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