Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Heurística de Nielsen

Olá! A 6ª heurística de Nielsen fala sobre não submeter o usuário ao esforço de lembrar ou memorizar as coisas; nos 2 cursos que eu vi foram dados esses exemplos: histórico de compras e breadcrumb. Minha dúvida, quando a interface "lembra" do CPF que já foi digitado antes, e te oferece o preenchimento automático ela está usando essa heurística também? Se aplica a qualquer coisa que não precise ser lembrado ou digitado pelo usuário? endereços, formulários, e-mails...

1 resposta
solução!

Olá, Márcia! Como está?

Ótima pergunta! A heurística de Nielsen que menciona sobre não submeter a pessoa usuária ao esforço de lembrar ou memorizar as coisas é realmente muito importante no design de interfaces.

No caso do preenchimento automático do CPF, podemos dizer que sim, essa funcionalidade se enquadra nessa heurística. Ao oferecer o preenchimento automático, a interface está facilitando a vida de usuários e usuárias, poupando-os do esforço de ter que digitar novamente um dado que já foi inserido anteriormente. Isso torna a experiência da pessoa usuária mais fluída e eficiente.

Essa heurística também pode ser aplicada a outras informações que não precisam ser lembradas ou digitadas por um usuário ou uma usuária, como endereços, formulários e e-mails. Ao oferecer sugestões ou preenchimentos automáticos, a interface está tornando a interação mais fácil e rápida para as pessoas usuárias.

É importante ressaltar que o uso dessa heurística deve ser feito de forma cuidadosa, levando em consideração a privacidade e segurança dos dados da pessoa usuária. Por exemplo, é fundamental garantir que as informações pessoais sejam armazenadas de forma segura e que as pessoas usuárias tenham controle sobre o que é lembrado ou não pela interface.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida! Se tiver outra pergunta, é só me dizer, ok?

Grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!