Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

[Dúvida] Gráfico de linhas

Teria como mudar a visualização de uma linha ? por exemplo, no eixo X tem o tempo (em meses) , e no eixo Y tenho a quantidade de vendas e na legenda as empresas (A, B e C) , eu queria colocar a visualização da linha B por ano, mas sem alterar a linha A e C

7 respostas

Oi, Afonso, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Sim, podemos alterar a visualização da linha "B" sem modificar as linhas "A" e "C". Uma solução para isso é habilitar uma ação no Power BI com base em uma segmentação de dados utilizando a funcionalidade "Filtros".

Captura de tela da aba Filtros do Power BI

Recomendo abaixo a documentação para mais informações sobre como adicionar um filtro no Power BI:

Espero ter ajudado. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Rodrigo então eu tentei dessa forma, mas não funcionou muito bem segue as imagens de exemplo: Quando os dois estão selecionados ANO Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quando os dois estão selecionados o mês Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quando um está selecionado Ano e o outro o Mês Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeQual seria a solução para isto ?, deveria aparecer as Empresas A e B como Mês e a C como Ano

Oi, Afonso,

Muito obrigado por compartilhar as imagens do resultado que você obteve utilizando a aba de filtros.

O problema que você mencionou ocorre, pois há limitações no Power BI que fazem com que não seja possível visualizar dois dados em um mesmo eixo ao mesmo tempo, por exemplo, mostrar no eixo cartesiano x, ao mesmo tempo, os valores em meses para soma de vendas das empresas "A" e "C" e em anos para a soma de vendas da empresa "B".

Ter diferentes escalas no eixo X pode funcionar em determinadas situações, mas também pode ser confuso em alguns cenários. Sempre precisamos considerar a clareza na mensagem que desejamos transmitir com os gráficos que construímos. Portanto, se as vendas das empresas "A" e "C" são medidas em escala mensal e se na empresa "B" as vendas são medidas em escala anual, é provável que o gráfico seja mais intuitivo se a análise temporal for feita sob uma mesma perspectiva, seja por meses ou anos.

Contudo, caso haja uma razão para que a empresa "B" precise de uma escala diferente das demais, recomendo criar gráficos separados para exibir diferentes granularidades de dados, mas isso dependerá do contexto específico e do objetivo da visualização, portanto, vale pensar a respeito desses pontos e decidir a melhor abordagem que pode ser utilizada.

Espero ter ajudado. Abraços e bons estudos!

Oi Rodrigo, cheguei em uma solução, ela foi : fazer a média anual se repetir durante os meses, depois disso criar um IF, IF(VALUES(EMPRESAS) = "B", média anual, média mensal) Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Agora eu preciso colocar isso como botões (média mês e média ano) para a empresa B e para o restante das empresas, consegue me ajudar nessa também ?

Oi, Afonso,

Fico feliz que tenha conseguido realizar a visualização gráfica tinha pensado. Com relação a sua pergunta, você pode utilizar a segmentação de dados e configurá-la para o formato de botões. Para isso, basta abrir a aba de Visualizações em Formatar o visual e buscar por Opções e Estilo em Configurações de segmentação, escolha a opção Bloco para que a segmentação se pareça com botões. Outras estilizações podem ser feitas como remover o título para ficar ainda mais com aspecto de botão.

Captura de tela da aba visualizações do Power BI Desktop na seção de configurações de segmentação.

Espero que dê tudo certo. Abraços e bons estudos!

Então Rodrigo, mas no caso, eu precisaria usar uma formula para colocar atribuída aos botões, pois eles mudariam a formula, no meu projeto eu tenho parametro 1 e 2, o parametro 1 modifica todos EXCETO A empresa C e o paremetro 2 modifica SOMENTE a empresa C Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

ai o código seria: Se empresa = C, então é paremetro 2,se paremetro 2 estiver selecionado média Mês, então C = Média Mês, caso selecionado média ano, C = Média Ano, Se empresa <> (diferente) de C, então é paremetro 1,se paremetro 1 estiver selecionado média Mês, então empresas <> C = Média Mês, caso selecionado média ano, então empresas <> C = Média Ano

como eu transformaria isso em Dax sem dar erro ?

solução!

Oi, Afonso,

Você pode utilizar a função IF para criar a fórmula DAX para os botões de filtro. A função IF verifica uma condição e retorna um valor quando a proposição é verdadeira, e outro caso ela seja falsa. Por exemplo:

IF(
    empresa = "C",
    IF(
        SELECTEDVALUE(parametro2) = "média Mês",
        "Média Mês",
        IF(
            SELECTEDVALUE(parametro2) = "média Ano",
            "Média Ano",
            BLANK()
        )
    ),
    BLANK() // Caso a condição "empresa = 'C'" seja falsa, retorna um valor em branco
)

A função avalia se a coluna "empresa" tem o valor "C" e, em seguida, verifica o valor da coluna ou medida "parametro2". Dependendo do valor de "parametro2", ela retorna "Média Mês" ou "Média Ano". Se a condição "empresa = 'C'" não for atendida ou se "parametro2" não for nenhum dos valores esperados, a função retorna um valor em branco.

IF (
    empresa <> "C",
    IF (
        SELECTEDVALUE(parametro1) = "média Mês",
        "Média Mês",
        IF (
            SELECTEDVALUE(parametro1) = "média Ano",
            "Média Ano",
            BLANK()
        )
    ),
    "Outro Valor para empresa = C"
)

Já a expressão acima, está mapeando diferentes valores do parâmetro "parametro1" para retornar diferentes strings com base no valor da coluna "empresa". Se "empresa" for diferente de "C", ele retorna "Média Mês" ou "Média Ano" com base no valor de "parametro1". Caso contrário, se "empresa" for igual a "C", retorna a string "Outro Valor para empresa = C".

Recomendo também a leitura da documentação sobre a função IF para mais informações:

Lembre-se que as expressões acima são apenas exemplos para você se inspirar na elaboração do seu projeto. Vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços e bons estudos!