2
respostas

[Dúvida] Gerenciamento Intrínseco da Motivação

Minha maior dificuldade em explorar minha motivação intrínseca, que é pesquisa musical envolvendo ouvir, selecionar, baixar e organizar músicas, é manter uma periodicidade. Já tentei de algumas formas, criar uma rotina, mas que acabo por não conseguir manter depois de um cero tempo. Me questiono se é falta de comprometimento ou se é o fato de constantemente mudar e alterar essa "regra" que eu mesmo crio. Porquê continuo fazendo, apenas mudo a forma com uma certa frequência, e entendo que isso pode gerar um desgasto de planejamento/energia que poderia estar sendo direcionado a outras coisas. Como vocês costumam lidar com a revisitação dos processos que vocês mesmos criam para si? Com que frequência vocês alteram parâmetros "on the go" ou param e criam um processo inteiramente novo?

2 respostas

Olá, Marcelo, tudo bem?

Nao entendi quais mudanças você costuma fazer e nem que "regra" foi que você mesmo colocou. Mas posso te dizer que um bom modo de avaliar seus hábitos é percebendo como funciona sua rotina, tentando ser honesto com relação às estimativas que você se coloca e estabelecer metas alcançáveis. Além disso, a disciplina é fundamental pois é a partir dela que você formará o hábito, portanto, estabeleça metas alcançáveis e crie a disciplina necessária para aquilo que está dentro das suas possibilidades.

Caso queira saber mais sobre o tema, temos um curso de hábitos: da produtividade às metas pessoais que pode te interessar.

Obrigada pela participação, quaisquer dúvidas estamos à disposição.

Bons estudos!

Muito do que se aconselha por ai tem em vista indivíduos neurotípicos. Ocorre que uma parcela da população não o é. Caso você sinta dificuldades persistentes quanto à concentração, avalie procurar por uma avaliação neuropsicológica, a fim de avaliar se tais dificuldades não estão relacionadas a uma neurodivergência. O que você relata pode ser, por exemplo, TDA/TDAH - Transtorno de Deficit de Atenção (e Hiperatividade). Se realmente for o caso, não bastará simplesmente ter força de vontade para contornar essas dificuldades.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software