Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Figuras Ilustrativas

Muito interessante esta aula a respeito dos componentes que pode ser utilizado em uma documentação técnica, pois mostra vários atributos que podem facilitar o entendimento do conteúdo. Porém, fica uma dúvida a respeito de imagens, sejam elas estáticas que levam extensão JPG ou as de movimentos .gif, se também pode considerar um componente de organização, ou apenas uma forma lúdica de entendimento de um tópico específico da documentação?

1 resposta
solução!

Olá, Jose! Como está?

Muito bem, sua pergunta é muito pertinente. Vamos lá, imagens, sejam elas estáticas (como .jpg) ou em movimento (como .gif), podem ser consideradas, sim, componentes de organização de uma documentação técnica. Elas não servem apenas como uma forma lúdica de entender um tópico específico, mas podem auxiliar na compreensão de conceitos, processos ou instruções que podem ser difíceis de explicar apenas com texto, certo?

Por exemplo, no caso de um tutorial passo a passo, imagens estáticas podem ser usadas para mostrar exatamente onde clicar ou o que esperar em cada etapa. Isso pode ser especialmente útil para pessoas usuárias que são visuais e preferem seguir imagens em vez de texto. Já os gifs podem ser úteis para mostrar um processo em ação. Por exemplo, se você está documentando como um determinado software funciona, um gif pode mostrar o fluxo de trabalho em tempo real. Isso pode ajudar a pessoa usuária a entender melhor como o software funciona, em vez de apenas ler sobre ele, ok?

No entanto, é importante lembrar que o uso de imagens deve ser equilibrado com o texto. Imagens devem complementar o texto, não substituí-lo.

Além disso, sempre forneça descrições alternativas para suas imagens para garantir que sua documentação seja acessível para todas as pessoas usuárias.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software