Bom dia Vitor,
Exceptions em Java servem para ajudar na orientação a objetos também. Sempre que houver um comportamento fora do que deveria ser, é interessante lançar uma exceção, e no ponto onde fizer mais sentido, tratar tal exceção.
Lembre-se que no método que ocorre a exceção, a execução do mesmo é interrompida se nele mesmo não há tratamento, com isso a exceção vaza para a chamada anterior na pilha de chamadas. Ou seja, o método que tinha chamado o método onde a exceção ocorreu, se este não tratar, vai continuar vazando a exceção até o último nível, causando erro na JVM e parando o sistema.
Com isso, trate a exceção no método que fizer sentido tratá-la, ou seja, tudo que precisar não ser executado devido a uma exceção X, não deve rodar, logo eles não podem tratar a exceção, tem que deixar ela vazar para onde é o ponto ideal para tratá-la.
No seu caso, como é relacionado a validação de valores vindos de input (formulário), seria interessante enviar uma mensagem simples, porém clara ao usuário do porque deu errado a submissão do formulário. Retornar uma mensagem específica indicando qual o valor e de qual campo, e qual seriam os tipos de valores válidos (isso poderia ser um Hint do campo já, uma dica).
Também seria interessante fazer algo no nível da view para destacar o campo, se for um sistema web, dar um foco com javascript em um elemento HTML será bem simples.
Abraço.