Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Eu sei que não foi abordado no curso

O que faz a anotação @Spy?

1 resposta
solução!

Oi kevin, A anotação @Spy é uma funcionalidade fornecida pelo framework de testes Mockito em Java. O Mockito é uma biblioteca amplamente utilizada para criação de testes unitários em Java, permitindo a criação de objetos simulados (mocks) e o registro de comportamentos esperados.

A anotação @Spy é usada para criar um objeto espião (spy) de uma classe real. Um objeto espião é uma instância real de uma classe, mas com a capacidade adicional de rastrear chamadas de métodos, acessar os valores dos parâmetros e retornar valores simulados. Diferente de um objeto mock, um objeto espião mantém o comportamento original da classe, a menos que seja especificado de outra forma.

Ao usar a anotação @Spy, você pode criar um objeto espião de uma classe e, em seguida, personalizar o comportamento de métodos específicos, se necessário. Isso permite que você registre interações com o objeto espião, verifique se certos métodos foram chamados e também execute o comportamento original dos métodos, se desejado.

Aqui está um exemplo de uso da anotação @Spy em um teste unitário:

import org.mockito.Spy;
import org.junit.Test;

public class ExemploTeste {

  @Spy
  private MinhaClasse minhaClasse;

  @Test
  public void testeExemplo() {
    // Personalizar o comportamento de um método específico
    when(minhaClasse.metodo()).thenReturn("Valor simulado");

    // Chamar o método que será rastreado
    minhaClasse.metodo();

    // Verificar se o método foi chamado corretamente
    verify(minhaClasse).metodo();
  }
}

Neste exemplo, a anotação @Spy é usada para criar um objeto espião da classe MinhaClasse. Em seguida, usamos os métodos when e thenReturn para personalizar o comportamento do método metodo() para retornar um valor simulado. Por fim, verificamos se o método foi chamado corretamente usando o método verify.

Em resumo, a anotação @Spy permite criar objetos espiões de classes reais e personalizar seu comportamento, mantendo a funcionalidade original da classe. Isso é útil para testes unitários quando você deseja rastrear chamadas de métodos e verificar interações com o objeto simulado.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software