1
resposta

[Dúvida] Eu não entendi o uso de static

"Sempre que criarmos uma classe, contendo métodos para os quais não precisamos criar novos objetos para usá-los, usaremos métodos estáticos." Eu não entendi o uso do static no caso mostrado nesse vídeo. Acima está parte da explicação dada pela instrutora, mas não consegui entender direito o caso desse projeto. Teria a ver com o uso de any (que pelo que eu entendi, não é uma boa prática usar)?

1 resposta

Olá, Mylena! Tudo bem?

Entendo que o conceito de métodos estáticos pode ser um pouco confuso no início, mas vou tentar explicar de uma forma mais clara. Quando usamos a palavra-chave static em um método de uma classe, estamos dizendo que esse método pertence à própria classe, e não a uma instância (ou objeto) dessa classe. Isso significa que você pode chamar o método diretamente pela classe, sem precisar criar um objeto.

No contexto do projeto, você tem a classe Armazenador com métodos como salvar() e obter(). Esses métodos são usados para interagir com o localStorage, e você não precisa de um objeto do tipo Armazenador toda vez que quiser salvar ou obter dados. Por isso, faz sentido torná-los estáticos.

Por exemplo, ao invés de fazer algo assim:

const meuArmazenador = new Armazenador();
meuArmazenador.salvar("chave", "valor");

Você pode simplesmente fazer:

Armazenador.salvar("chave", "valor");

Isso simplifica o uso quando você só precisa de uma funcionalidade específica da classe, sem a necessidade de manter um estado.

Quanto ao uso do tipo any, ele é geralmente evitado porque não oferece a segurança de tipos que o TypeScript proporciona. O any pode ser qualquer coisa, o que diminui a capacidade do TypeScript de ajudar a evitar erros. No entanto, em alguns casos, como quando você está lidando com dados de fontes externas ou quando a estrutura de dados não é conhecida, o any pode ser útil. A ideia é usá-lo com cautela e, sempre que possível, substituir por tipos mais específicos.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar!

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado