1
resposta

[Dúvida] Entidades associativas na prática

Boa tarde! Estou tendo dificuldades com o funcionamento prático das entidades associativas. Eu entendo como relacionamentos muitos para muitos podem causar problemas, mas não entendi como as entidades associativas resolvem isso. Especificamente, os dois seguintes pontos:

1. "Novamente, vamos representar as cardinalidades. Nesse caso, deixaremos a representação de uma única cardinalidade. Em alguns modelos, podemos encontrar quatro cardinalidades representadas: entre clientes e a entidade associativa, e entre a entidade associativa e conta."

Aqui fiquei bastante confusa porque são quatro cardinalidades possíveis, mas no meu entendimento foram citadas apenas duas (entre clientes e a entidade associativa, e entre a entidade associativa e conta). Alguém poderia me dar um exemplo com as quatro cardinalidades?

1. Também não entendi a diferença na leitura das novas relações: "Como passamos a ler essa representação a partir de agora? Uma conta pode pertencer a, no mínimo, 1, e a, no máximo, n clientes, relacionando conta com entidade associativa; e um cliente pode possuir, no mínimo, 1, e no máximo, n contas. Assim, representamos a entidade associativa." O que mudou?

Daí pra frente eu continuo sem entender nada, mas acho que depende de entender esses dois pontos referidos acima.

1 resposta

Oii, Karina! Tudo bem? Sinto muito pela espera para ter o retorno.

Entender entidades associativas pode ser um pouco desafiador no início, vou te auxiliar nesse processo.

1 ) Ao trabalharmos com um relacionamento de muitos para muitos, a criação da entidade associativa permite detalhar as cardinalidades entre as entidades, no caso é Clientes - Contas. Então temos:

• Entre "Clientes" e "ClienteConta": cada cliente pode estar associado a várias entradas na entidade associativa (mínimo 1, máximo n), pois um cliente pode ter várias contas.
  • Entre "ClienteConta" e "Contas": cada entrada na entidade associativa está ligada a uma única conta, mas uma conta pode aparecer em várias entradas da entidade associativa (mínimo 1, máximo n), pois uma conta pode pertencer a vários clientes.

Assim, quatro cardinalidades são vistas nas duas direções de cada relacionamento: do cliente para a entidade associativa e da entidade associativa para a conta, e vice-versa.

2 ) Na leitura das novas relações: o que muda quando adicionamos uma entidade associativa é a forma como representamos e lemos os relacionamentos. Antes, um relacionamento direto entre Clientes e Contas poderia gerar redundância e dificultar o gerenciamento dos dados. Com a entidade ClienteConta, os relacionamentos são organizados simplificando a estrutura e leitura, por exemplo:

• Uma conta pode pertencer a, no mínimo, 1, e no máximo, n clientes" significa que cada entrada na tabela Contas pode estar ligada a várias entradas na tabela ClienteConta, mas cada entrada em ClienteConta refere-se a uma única conta.
    • Outro exemplo parecido: um cliente pode possuir, no mínimo, 1, e no máximo, n contas" significa que cada cliente pode ter várias entradas na tabela ClienteConta, mas cada entrada refere-se a um único cliente.

Espero ter sanado sua dúvida e para complementar, deixo aqui um Alura+ para você poder assistir:

Bons estudos, Karina!