Olá, Marcos. Tudo bem?
Entendo sua dúvida em relação ao uso de UUIDs em entidades de domínio, como um Evento, especialmente quando pensamos que, no mundo real, um evento não possui um identificador como esse. No entanto, o uso de UUIDs em entidades de domínio é uma prática comum e pode ser bastante útil, principalmente quando se trata de garantir a unicidade e facilitar o gerenciamento dessas entidades em sistemas distribuídos.
O UUID serve como uma identidade única para a entidade, o que é um conceito fundamental em Domain-Driven Design (DDD). Mesmo que no mundo real um evento não tenha um UUID, no contexto de uma aplicação, precisamos de uma maneira segura de identificar e referenciar entidades. Isso é especialmente importante em sistemas onde a escalabilidade e a distribuição são necessárias, pois o UUID ajuda a evitar colisões de identificadores.
Para explicar isso aos seus alunos, você pode usar uma analogia: pense no UUID como um RG ou CPF de uma pessoa. No mundo real, uma pessoa não "nasce" com um número, mas esse número é atribuído para garantir que ela possa ser identificada de forma única em sistemas governamentais. Da mesma forma, o UUID é atribuído a um Evento para garantir que ele possa ser identificado de forma única dentro do sistema. É simplesmente uma forma de identificação mesmo como qualquer Id.
Espero ter ajudado.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!