Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Entendi tudo certo?

Uns dias atrás, eu acredito que tenha entendido o funcionamento, mas ainda sinto que falta entender algo entao estou mandando esse post para retirar a duvida.

Quando criamos um adapter, nós sempre retornaremos uma ViewHolder genérica de inicio, e precisamos receber os dados que serão apresentados na tela. Perfeito!

O Adapter utiliza 3 métodos q precisamos reescrever e lidar, sendo eles OnCreate, OnBind e getItemCount. Perfeito!

OnCreate: Pega o Layout que queremos que seja mostrado e o infla(Exibe) na activity ou seja, na nossa tela OnBind: Pega os dados que foi enviado para o adapter e os vincula em cada componente do nosos layout que será inflado através de uma função que criaremos futuramente getItemCount: Contabiliza quantos Itens (componentes) podem vir a ser apresentados durante a exibição da tela.

Para melhorar e especificar nosso adapter, criamos uma ViewHolder interna (Inner Class) e com ela criamos uma função para vincular os dados do OnBind com o Layout do OnCreate

Função para OnBind: Com ela será basicamente feita um "cara cracha" entre o layout e o dado.

  • Componente de texto 1 = nome, o nome recebe esse primeiro dado do OnBind.
  • Componente de texto 2 = descrição, e a descrição é representada por esse segundo dado do OnBind E assim por diante.

Eu entendi tudo? Estou complicando demais? pq eu ainda sinto q nao entendi nada de como RecyclerView funciona. Agradeço a resposta desde já

1 resposta
solução!

Fala Kaio, de boa?

Cara basicamente é isso mesmo, vou dar um pouco da minha visão, em menos palavras que talvez ajude.

Primeiro o recycler view precisa entender quantos itens tem na lista pra saber como ele vai manipular os componentes na tela, pra isso temos o método getItemCount, em seguida ele vai criar os itens, cada linha da lista, através do método OnCreate, nessa parte temos alguns detalhes pra notar, o android por padrão já cria linhas extras, 1 ou 2, pra que possamos evitar a criação (inflate) de linhas desnecessárias, para isso é passado a view via parametro, indo um pouco além, pra que não seja necessário fazer buscas novamente, criamos um objeto que já possui essas buscas, que é o ViewHolder. A função OnBind nada mais é que pegar o dado e jogar no componente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software