Olá, após finalizar o curso e revisar alguns pontos, me deparei com uma dúvida em relação a cardinalidade de FUNCIONARIO e DEPENDENTE. Em alguns fóruns, próximos ao final do curso, foi explicado por instrutores que a cardinalidade de uma entidade está no parênteses após o verbo da relação. Ou seja, compreendi que fazendo as leituras:
Entidade FUNCIONARIO precisa da entidade DEPENDENTE para existir? Não, então a cardinalidade mínima de funcionário é parcial (0).
Entidade DEPENDENTE precisa da entidade FUNCIONARIO para existir? Sim, então a cardinalidade mínima de DEPENDENTE é total (1).
Até aí tudo certo, como está de fato na relação apresentada no curso. Porém, minha dúvida veio em relação ao restante. No curso está apresentado da seguinte forma:
Se FUNCIONARIO pode possuir mais de um dependente (n) e DEPENDENTE só pode estar vinculado a um único FUNCIONARIO (1) e seguirmos o conceito que a cardinalidade de um entidade deve estar no parênteses após o verbo da relação, não deveria estar dessa maneira:
Porque segundo o que entendi, a cardinalidade da entidade deve estar após a relação(do lado contrário). Ou seja, o (n) relacionado aos muitos dependentes que um FUNCIONARIO pode possuir deve estar ao lado de DEPENDENTE e o (1) referente ao fato que um DEPENDENTE só pode estar vinculado a um FUNCIONARIO deve estar do lado de FUNCIONARIO.
Ou estou enganado?