Olá,
alguém pode me explicar quando eu declaro variável antes do for, e quando eu declaro dentro do parenteses do for? Fiz uns exercícios, e uns tinha que declarar a variável antes do for. E outro dentro do parenteses do for.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá,
alguém pode me explicar quando eu declaro variável antes do for, e quando eu declaro dentro do parenteses do for? Fiz uns exercícios, e uns tinha que declarar a variável antes do for. E outro dentro do parenteses do for.
Bom dia, se vc declarar antes do for você consegue acessa-la de dentro ou fora do for. Agora se você declarar dentro do for utilizando (let ou const) você só consegue acessa-la de dentro do for.
Bom dia, obrigada por me responder. Na verdade, eu gostaria de saber em qual situações eu declaro variável fora do for e qual situações eu declaro dentro do parenteses do for. Não consegui elaborar a pergunta certa antes.
Vou deixar exemplos aqui: Utilizando variável fora do for Digamos que eu tenha 2 clientes e eu quero que um receba números pares e o outro números impares, e por fim, eu mostre só resultado final sem ver a contagem:
let cliente1 = 0;
let cliente2 = 0;
for(i=0;i<=14;i++){
if(i%2==0){
cliente1++
}else{
cliente2++
}
}
console.log("Quantidade de números pares do Cliente 1 foi:", cliente1);
console.log("Quantidade de números impares do Cliente 2 foi:", cliente2);
// Note que aqui ele vai armazenar o resultado e vai adicionando na variável final
Utilizando variável dentro do for Faremos o mesmo exemplo anterior, mais com as variáveis dentro do for e o console.log final fora do for;
for(i=0;i<=14;i++){
let cliente1 = 0;
let cliente2 = 0;
if(i%2==0){
cliente1++
}else{
cliente2++
}
}
// Note que vai dar erro, pq eu n tenho acesso a variável interna do for
Utilizando variável dentro do for Faremos o mesmo exemplo anterior, mais com as variáveis dentro do for com o console.log dentro do for;
for(i=0;i<=14;i++){
let cliente1 = 0;
let cliente2 = 0;
if(i%2==0){
cliente1++
}else{
cliente2++
}
}
// Note que vai ser impresso várias vezes o resultado, porém como o for é um ciclo, a cada ciclo ele vai reiniciar as variáveis com valor ZERO, então ela nunca vai aumentar, sempre vai ser UM e ZERO
é isso...