Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre "Flat"

Poderia explicar o que é o "Flat" que está na coluna de variação? Que tipo de botão seria considerado Flat e para que ele serve?

4 respostas
solução!

Olá Eduarda. Tudo bem?

Perdão pela demora em te responder.

Traduzindo ao pé da letra, Flat significa plano e está diretamente ligado ao conceito de Flat Design.

Esse termo é utilizado para se referir a um estilo estético que ganhou força nos últimos anos, principalmente no meio digital, pautado no abandono dos gradientes, sombras e texturas.

Um botão Flat é aquele que não possui profundidade, iluminação, texturas e gradientes. Possui formas simples e é marcado por ser bidimensional, além de ser um botão predominantemente de texto.

Deixo abaixo um exemplo de botão flat:

Exemplos de botões flat usados em uma interface de exemplificação, onde possui uma caixa com dois botões, que são na cor azul e sem fundo, sem preenchimento e possui o texto "button".

Caso queira conhecer um pouco mais sobre o Flat Design, deixo como recomendação um artigo que explora este tema:

Qualquer dúvida estou à disposição. Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá. Nessa aula o professor se referiu a flat como um "botão" que é só de texto então acho que não é a mesma coisa que você me explicou. Poderia dar uma conferida?

Olá Eduarda. Tudo bem?

Desculpas se minha explicação não ficou tão clara, tentarei explicar com uma outra abordagem mostrando que a explicação anterior é referente à explicação dita em aula.

Na aula o instrutor se referiu ao botão flat como um botão só de texto para exemplificar que será um botão minimalista, simples e sem tantos recursos visuais. Como foi dito anteriormente, este botão não possui profundidade, iluminação, texturas e gradientes. Mas isso não impossibilita que este botão tenha forma, cor ou opacidade baixa.

Neste contexto, o botão flat também é tratado como uma variante, ou seja, uma variação de botão, que serve para destacar diferentes casos de uso e a frequência em que o botão aparecerá na interface. Reforço abaixo as variações apresentadas na aula e seus respectivos significados:

  • Primary (primário): É aquele que será utilizado com maior frequência dentro da interface;
  • Secondary (secundário): É um botão de ênfase média. Costuma ser utilizado quando queremos mostrar duas ações, mas a primeira delas é a ação principal;
  • Tertiary (terciário): É um botão de ênfase baixa, não possui preenchimento no fundo e costuma ser utilizado em sub-tarefas.
  • Flat (plano): É um botão plano, de texto, que visa minimizar a distração do conteúdo. Costuma ser utilizado ​​em caixas de diálogo, barras de ferramentas ou embutidos.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!

Valeu pela ajuda Maria, agora consegui entender.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software