Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dúvida sobre exercicio 1.08: Identificando os componentes de um grid

1. Essa é a comparação da minha tentativa de identificar grids com o gabarito. Captura de tela no illustrator com o site de exemplo e guias tentando identificar o grid Gabarito do grid do site feito pelo professor

Minhas dúvidas eram: * Em site, tem calhas? Devo colocar guias horizontais? * Quantas guias devem ser? Ao ver o gabarito logo lembrei que o padrão para site são 12 colunas e fez todo sentido. Sobre as calhas, ainda não sei. Mas quando chegamos em outros exemplos, minhas dúvidas aumentam.

2. Essa é a comparação do meu exercicio com o gabarito para uma página de revista: Gabarito do professor, pagina de revista mostrando 6 colunas por cima do conteúdo Meu exercicio, mostrando 2 colunas e 2 calhas

• Eu vejo 4 módulos, com duas colunas e um espaço entre elas. Nos dois módulos superiores tem imagens e nos inferiores, texto. Como o gabarito chegou a conclusão que foram 6 colunas?
    • Por ser um material gráfico impresso, não deveria ter guias horizontais?
  3. Dúvidas gerais:

• Se o espaço entre guias horizontais formam calhas, os espaços entre guias verticais são o que?
    • Quando não se tem guias horizontais, podemos considerar colunas como módulos também?
    • Tenho dúvida sobre como lidar com a dinâmica de REspeitar o grid para fazer sentido, desrespeitar ele pra fazer layouts mais ricos.

Espero que tenha conseguido apresentar minhas dúvidas de maneira clara :-P. Alguém mais está fazendo esse curso agora?

1 resposta
solução!

Oi, Lindon. Tudo bem?

Calhas e Guias Horizontais:

• Em sites, as calhas (ou gutters) são os espaços entre as colunas verticais. Elas ajudam a separar visualmente os elementos e a manter um layout organizado.
  • Guias horizontais podem ser usadas para alinhar elementos de forma consistente verticalmente. Elas são especialmente úteis em layouts responsivos, onde o conteúdo pode se mover e redimensionar.

Quantidade de Guias:

• O padrão de 12 colunas é bastante comum em design web porque oferece flexibilidade para dividir o layout em várias combinações (2, 3, 4, 6 colunas, etc.). No entanto, a quantidade de guias pode variar dependendo do design específico e das necessidades do projeto.

2. Sobre a página de revista:

Identificação das Colunas:

• No gabarito do professor, ele identificou 6 colunas, o que pode ser uma abordagem mais detalhada para organizar o conteúdo. Essas colunas ajudam a distribuir o texto e as imagens de maneira equilibrada.
  • Sua identificação de 2 colunas e 2 calhas é válida, mas talvez o professor tenha adotado uma estrutura mais granular para permitir maior flexibilidade no layout.

Guias Horizontais em Material Gráfico:

• Sim, guias horizontais são muito úteis em materiais impressos para alinhar elementos como cabeçalhos, imagens e parágrafos de texto. Elas ajudam a manter a consistência visual ao longo das páginas.

3. Dúvidas Gerais:

Espaços entre Guias Verticais:

• Os espaços entre as guias verticais são chamados de calhas (ou gutters). Eles ajudam a separar os elementos e a criar uma margem de respiro entre eles.

Colunas como Módulos:

• Sim, quando não se tem guias horizontais, as colunas podem ser consideradas módulos. Elas ajudam a organizar o conteúdo de forma lógica e coerente.

Respeitar vs. Desrespeitar o Grid:

• Respeitar o grid é importante para manter a consistência e a legibilidade do design. No entanto, desrespeitar o grid de maneira intencional pode criar layouts mais dinâmicos e interessantes. A chave é encontrar um equilíbrio e usar a quebra do grid de forma estratégica para destacar elementos específicos.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.