Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvida: Sobre boas práticas na elaboração de arquivos README.md

Olá, colegas!
Estou com uma dúvida sobre boas práticas na elaboração de arquivos README.md e gostaria da opinião de vocês.

Contexto:
Durante meus estudos, notei dois padrões distintos:

README visual: com badges, ícones, GIFs, tabelas, imagens e formatação rica

Comum em projetos open-source populares.

1. README textual: bem estruturado, mas focado em texto corrido, sem elementos visuais

• Observado em alguns repositórios de grandes empresas
  2. Minha dúvida:

• Qual padrão é mais valorizado pelo mercado atualmente?
    • Isso varia conforme o tipo de projeto (open-source vs. corporativo)?
    • Para um portfólio de início de carreira, qual abordagem vocês recomendam?

Tenho elaborado READMEs de ambas as formas, mas quero alinhar com o que é esperado profissionalmente.
Agradeço a sua atenção.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas
solução!

Olá, José, como vai?

Sua dúvida é muito pertinente, pois o README é um dos primeiros pontos de contato entre quem acessa um repositório e o projeto em si. A escolha entre um README mais visual ou mais textual realmente depende do contexto e do objetivo do repositório.

Em projetos open-source, a abordagem visual tende a ser mais valorizada, já que o objetivo é atrair colaboradores e facilitar a compreensão inicial do projeto. Elementos como badges, GIFs e imagens ajudam a apresentar rapidamente informações importantes, como status do build, cobertura de testes ou exemplos de uso. Por exemplo, um README de biblioteca JavaScript pode incluir badges do npm e um GIF demonstrando o funcionamento da interface.

Já em ambientes corporativos, especialmente em repositórios internos, é comum que o README seja mais direto e textual, priorizando instruções claras de instalação, configuração e contribuição. Nesse contexto, a legibilidade e a objetividade pesam mais do que o apelo visual.

Para um portfólio de início de carreira, é interessante equilibrar as duas abordagens. Um README visual, mas organizado, demonstra cuidado com a apresentação e atenção aos detalhes, qualidades valorizadas por recrutadores e equipes técnicas.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Obrigado