1
resposta

[Dúvida] Dúvida no fechamento do logo

Boa tarde!

O professor deixou de desafio dois logos, no monocromático ele fez um semelhante usando o Pathfinder, porém nesse logo do desafio eu usei apenas o contorno, aumentei o traçado e depois o contorno do traçado. Está correto, ou teria que ter usado o Pathfinder, tem diferença?

No outro logo de desafio usei o gradiente, teria que ter expandido a imagem? De forma geral fico em dúvida se depois de terminarmos a arte precisamos expandir a imagem?

Também não ficou muito claro para mim quando usar o preenchimento do contorno, ou o expandir imagem, poderiam me explicar?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Carla, como vai?

O Illustrator oferece diferentes caminhos para chegar ao mesmo resultado visual, mas a estrutura técnica do arquivo muda dependendo da técnica escolhida. Ao aumentar o traçado e depois transformá-lo em preenchimento através do comando Expandir, você obtém o mesmo resultado visual que o Pathfinder entregaria em termos de formas sólidas. A principal diferença é o controle: o traçado permite ajustes rápidos de espessura a qualquer momento, enquanto o Pathfinder é ideal para unir ou subtrair formas complexas que já possuem preenchimento definido.

Sobre o gradiente e a necessidade de expandir a imagem, a regra geral é que você não precisa expandir tudo obrigatoriamente. O comando de expansão é utilizado principalmente quando você precisa finalizar o arquivo para impressão ou para que outra pessoa abra o documento sem que a aparência da arte mude caso ela redimensione o objeto.

Sobre o preenchimento do contorno, ele é aplicado especificamente quando você quer que uma linha passe a ser tratada como uma forma com preenchimento e borda própria. Já o "expandir" é mais abrangente, sendo usado para converter gradientes complexos, malhas ou efeitos em objetos mais simples. No caso de logotipos, é recomendável manter uma versão editável com os traçados vivos para ajustes futuros e uma versão final expandida para entrega ao cliente, evitando que efeitos se desconfigurem.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado