2
respostas

[Dúvida] Dúvida Looker Studio

Estou com um problema no Looker Studio. Na minha base de dados eu tenho a data de inicio de cadastro de um cliente em uma coluna, e a data de encerramento do contrato em outra coluna. Pela dinâmica do negócio, entram e saem clientes constantemente, e o intervalo entre a data inicial e a data final corresponde ao período que o cliente esteve ativo, por exemplo: Cliente iniciou o contrato no dia 25/04/2017 e encerrou em 19/06/2021 então ele esteve ativo durante esse período. A questão é que a base de dados tem clientes desde Setembro de 1996 até o dia atual, e diversos clientes já entraram e saíram nesse intervalo. minha dúvida é, como faço para calcular no Looker Studio quantos clientes ativos haviam em um mês/ano específico? Uma aplicação prática para esse exemplo, eu tenho a informação que no mês de maio/2020 cancelaram 30 clientes, e preciso saber quanto isso representa do total de clientes ativos que havia em Maio/2020. Se fosse em uma base de dados do Excel eu faria uma tabela separada com o mês/ano, e então contaria quantos novos tiveram nesse mês e ano, quantas saídas, subtraia um pelo outro e o resultado eu somaria ao do mês anterior, assim eu teria o número correto de quantos clientes ativos tinham naquele mês, depois bastava pegar os cancelados de maio/2020 e dividir pelo total de ativos. Existe alguma forma de fazer isso no Looker Studio? Eu fiz uma tabela derivada no GSheets só com o mês/ano desde 1996, e paralelo, fiz 2 campos calculados, um com mês/ano de cadastro e outro campo calculado com mês/ano de desativação. Então fiz uma mesclagem de dados (left join e right join) de ambos os campos calculados com essa tabela do GSheets usando o mês/ano como chave para ter o número de novos, cancelados e o saldo final de clientes específicos daquele mês, porém não consegui fazer o acumulado de um um mês para o outro.

2 respostas

Oii, Carlos! Tudo bem?

Carlos, como sugestão, recomendo utilizar as medidas calculadas e filtros. Você pode criar uma medida calculada para contar o número de clientes ativos em um determinado mês/ano e outra medida calculada para contar o número de cancelamentos nesse mesmo período. E uma terceira medida calculada para calcular a porcentagem de cancelamentos em relação ao total de clientes ativos.

O exemplo abaixo ilustra melhor uma forma de fazer:

1. Crie uma medida, utilizando a função COUNT_DISTINCT para contar os clientes ativos em um determinado mês/ano.
count_distinct(${data_inicio} <= ${mes_ano} AND ${data_encerramento} >= ${mes_ano} ? ${cliente_id} : null)
  • O que foi feito acima, é que ${data_inicio} é a coluna que contém a data de início de cadastro do cliente, ${data_encerramento} é a coluna que contém a data de encerramento do contrato e ${mes_ano} é o filtro que você vai utilizar para selecionar o mês/ano específico.
  1. Crie uma medida calculada, usando a mesma lógica anterior, porém invertendo as condições, para contar o número de cancelamentos em um determinado mês/ano:
count_distinct(${data_inicio} > ${mes_ano} OR ${data_encerramento} < ${mes_ano} ? ${cliente_id} : null)
  • Já no código acima, o ${cliente_id} é a coluna que contém o identificador único do cliente.
  1. E por fim, crie uma terceira medida calculada para calcular a porcentagem de cancelamentos em relação ao total de clientes ativos:
${cancelamentos} / ${clientes_ativos} * 100
  • O ${cancelamentos} é a medida calculada que conta o número de cancelamentos e ${clientes_ativos} é a medida calculada que conta o número de clientes ativos.

Com essas medidas calculadas, você poderá obter o número de clientes ativos em um mês/ano específico e a porcentagem de cancelamentos em relação ao total de clientes ativos. Espero que seja um bom ponto de partido para você conseguir fazer o que deseja.

Caso queira aprofundar seus conhecimentos nas funções e na utilização do LookerStudios, recomendo a leitura da documentação que o suporte oferece para os usuários, é excelente para acompanhar os estudos.

Espero ter ajudado.

Bons estudo e qualquer dúvida, não hesite em recorrer ao fórum!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Com relação ao primeiro e segundo código, fiquei com duas dúvidas.

1 - Não consegui compreender como desenvolver esse campo "MES_ANO", pois se ele é um filtro, então eu preciso ter uma coluna-dimensão chamada "mes_ano" que contenha todos os meses/anos que eu quero abordar, que seria desde agosto/1995 até a data atual, para conseguir fazer o filtro. No banco de dados original não existe essa coluna e não vejo como criar essa coluna ou uma dimensão que comporte somente tais datas. Nesse caso, eu teria que criar um filtro chamado "mes_ano"? Ou teria que ser em uma tabela externa ao banco de dados contendo somente o "mes_ano" para fazer a mesclagem dos dados?

2 - Não compreendi a função dos simbolos de "?" e ":" na sintaxe da fórmula de COUNT_DISTINCT, esses símbolos vão determinar que é para contar o campo ID_FAVORECIDO somente no intervalo especificado?

Recorte da tela com a fórmula detalhada e o erro de sintaxe informando que ? é inesperado

No terceiro código, acredito que o propósito seja que, após criar as métricas "cancelamentos" e "clientes_ativos", retirar o percentual do total cancelado no mês do total de clientes ativos, nesse caso, o correto seria ("cancelamentos" / "clientes_ativos" ) * 100?