1
resposta

[Dúvida] Dúvida exercício Seja mais eficaz

Carolina está decidida a se tornar uma pessoa mais eficaz. Ela pretende usar melhor seu tempo. Mas ela sabe que não será boa em tudo, algumas tarefas vão exigir mais esforço do que outras. Então o que ela pode fazer quando se deparar com situações onde ela não tem tanta habilidade?

Como identificar seus pontos fortes vai te ajudar a resolver algo que você não tem tanta habilidade? Por exemplo, sou uma pessoa criativa e ao longo da minha carreira me deparo com problemas de exatas, como focar em criatividade vai me ajudar a resover algo de exatas?

1 resposta

Olá, Felipe.

Interessante sua pergunta. Antes de respondê-la na minha visão, é importante ressaltar que a criatividade não está presente só na área de humanas mas também está na de exatas. Ela não é só para o lado artístico, pois todos nós, em determinado momento da nossa carreira, precisaremos usar o nosso lado direito do cérebro, ( ligado ao lado emocional e intuitivo) e não só lado esquerdo do cérebro. (lado analítico e racional lógico) É importante equilibrarmos essas duas facetas da nossa esfera cerebral para aumentarmos cada vez mais nosso desempenho profissional.

Vamos descrever um exemplo prático:

A área administrativa é de humanas, porém em algum momento, o profissional deste campo vai utilizar muito a parte lógica que é de exatas para resolver, principalmente, desafios envolvendo o financeiro e as vendas da empresa. E uma das ferramentas que ele terá que aprender é o Excel, Power Bi, Python, Javascript, SAS, entre outros recursos da Análise de Dados, que vai exigir dele conhecimentos de cálculos matemáticos, fórmulas complexas, funções, elaboração de gráficos, resolução de problemas, automação de tarefas, digitalização de códigos, etc.

Se está se referindo que seu ponto forte (no caso, a Carolina como exemplificada) pode não ser essas questões que envolvam mais a matemática, estatística de dados, números e a lógica em geral, o que você pode fazer então para que a criatividade seja uma aliada nestas horas mais desafiadoras, é transformar essa falta de habilidade, onde exige um pensamento mais analítico, estratégico e rápido da nossa parte, em uma contemplação diária e uma mentalidade aberta para absorver o conteúdo com mais facilidade. O que eu quero dizer com isto? É eliminar qualquer autojulgamento precipitado, a partir do momento quando você se deparar com essas situações que envolvam exatas, da qual não está acostumado a lidar; buscar apoio com colegas de trabalho que têm mais experiência e facilidade em lidar com problemas mais lógicos do que você, podendo assim, vir mais insights e perspicácia da sua parte, melhor do que tentar em desenvolver essa habilidade sozinho; buscar desenvolver a competência de Raciocínio Lógico será uma alavancagem, pois nela aprenderá, ao contrário do que muitos pensam, não é só conteúdos sobre pensamento lógico-analítico e resolução de problemas, por incrível que pareça, estimula também a criatividade, memória de longo prazo, capacidade de tomar decisões e explorar possiblidades diversas que façam sentido para você, fazendo assim com que adquira mais autonomia aos poucos para fortalecer essa nova habilidade que está te exigindo esforço mais prático.

Abraços e espero que de alguma forma meu ponto de vista tenha contribuído neste exercício.