1
resposta

[Dúvida] Dúvida com fórmula temporal POWER Bi

Boa tarde pessoal, estou enfrentando dificuldade em resolver certa exercício (não é da alura), caso alguém possa me ajuda. o enunciado é o seguinte: d. [Vendas brutas LY Exato]: vendas brutas do mesmo período no ano anterior, onde somam-se os valores do ano anterior apenas até a maior data de dados existentes do período atual. Exemplo: se a maior data de dados é 20/06/2022, deve-se somar o LY até 20/06/2021. Essa primeira imagem Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade é o resultado desejado. o mais próximo que cheguei foi esse, sei a que a vendas começam dia 01/01/2007 e vão até 26/09/2009, tentei com todas as fórmulas, assisti diversos vídeos mas não consigo chegar nesse resultado. Agradeço a ajuda. ) Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

E aí, Nicolas! Beleza?

Pelo que entendi, você quer calcular as vendas brutas do mesmo período no ano anterior, só até a maior data de dados existentes no período atual, certo?

Vamos tentar resolver isso! Imaginando que você tem uma tabela de datas (se não tiver, é bom criar uma), você pode usar algo assim:

Vendas LY Exato = 
CALCULATE(
    SUM('SuaTabela'[Vendas]),
    SAMEPERIODLASTYEAR('TabelaDeDatas'[Data]),
    'TabelaDeDatas'[Data] <= MAX('SuaTabela'[Data])
)

Essa fórmula basicamente filtra as vendas do mesmo período no ano anterior, mas só até a maior data disponível na sua tabela atual.