Partindo do principio de empatia e levando em conta a prototipagem de um produto, como seria a atuação de um Design Thinking em na questão de serviços e não produto?
Partindo do principio de empatia e levando em conta a prototipagem de um produto, como seria a atuação de um Design Thinking em na questão de serviços e não produto?
Oi Ricardo, tudo bem?
O Design Thinking é uma abordagem flexível, usada tanto para produtos quanto para serviços, mas adaptada ao contexto específico. Em serviços, começa-se com a empatia, entendendo as necessidades e experiências dos usuários por meio de observações e entrevistas. Por exemplo, ao criar um serviço de atendimento ao cliente, é essencial identificar pontos de dor e oportunidades de melhoria.
Depois, você define o problema central a ser resolvido, que pode envolver revisar processos ou identificar lacunas na experiência do usuário. Na fase de ideação, você e sua equipe brainstormam soluções, como novas formas de interação ou melhorias no atendimento.
A prototipagem em serviços pode envolver a criação de um "serviço piloto" ou a simulação de partes do serviço para testar com um pequeno grupo de usuários. Finalmente, o serviço é testado com usuários reais, permitindo ajustes até que esteja otimizado.
Um exemplo seria a melhoria do atendimento em um hospital: entender as necessidades dos pacientes e da equipe (empatia), definir os problemas principais (definição), gerar ideias para melhorias (ideação), criar um piloto de um novo sistema (prototipagem) e testar com um grupo de pacientes e funcionários (teste).
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.
Abraços e bons estudos!