Sempre fico na dúvida até que parte ocorre a atuação de Ux, tem empresas que Ux é envolvido até Wireframe e outras não.
Pelo o que eu entendi do vídeo Ux não faz o Wireframe e não pensa no fluxo?
Sempre fico na dúvida até que parte ocorre a atuação de Ux, tem empresas que Ux é envolvido até Wireframe e outras não.
Pelo o que eu entendi do vídeo Ux não faz o Wireframe e não pensa no fluxo?
Olá, Débora! Tudo bem? Espero que sim!
A atuação do UX pode variar entre diferentes empresas e projetos. Algumas empresas preferem envolver o profissional de UX desde a fase inicial, a de descoberta, onde são realizadas pesquisas e análises para compreender o problema e as necessidades dos usuários. Nesses casos, o UX é responsável não apenas pela criação do fluxo e do wireframe, mas também por todo o processo de design centrado no usuário.
No entanto, em outras empresas, pode existir uma equipe dedicada exclusivamente à criação do fluxo e do wireframe, sem a participação direta do profissional de UX. Nesses casos, o trabalho do UX pode começar em fases posteriores, como o design de interação e os testes de usabilidade.
Independentemente da abordagem adotada, é fundamental lembrar que o objetivo do UX Designer é sempre garantir a melhor experiência para os usuários. Mesmo que a participação direta do UX seja limitada, a perspectiva do usuário e a preocupação com a usabilidade devem ser consideradas em todas as etapas do processo de design. O UX vai além do wireframe, abrangendo uma variedade de atividades que visam criar produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos usuários de forma eficaz e agradável.
Dessa forma, é essencial adaptar a atuação de UX de acordo com as necessidades e características específicas de cada projeto e organização, sempre mantendo o foco na experiência do usuário.
Se tiver qualquer dúvida, pergunte, ok?
Um grande abraço!
Olá! Tudo bem e com você?
Então não tem um jeito certo de atuação, vai depender da empresa que o profissional está trabalhando?
Oi, Débora! Tudo bem também! E por aí?
Cliquei sem querer em "solucionado em sua questão" e peço desculpas, mas continuando sobre sua dúvida:
É isso mesmo. Não existe um único jeito correto de atuação para profissionais de UX, e a forma como se envolvem em um projeto pode variar de acordo com a empresa em que estão trabalhando. Algumas empresas preferem adotar uma abordagem mais abrangente, envolvendo a pessoa UX desde as fases iniciais do projeto, enquanto outras podem ter equipes específicas para atividades como a criação de wireframes e fluxos.
A atuação de UX também pode depender das características e necessidades específicas de cada projeto. Alguns projetos podem exigir uma análise aprofundada da pessoa usuária e de suas necessidades desde o início, enquanto outros podem se concentrar mais em aspectos técnicos e de implementação. O importante é que, independentemente do ponto de entrada da pessoa profissional de UX, a perspectiva de usuários e usuárias e a preocupação com a experiência permaneçam presentes em todas as etapas do processo de design.
Portanto, é essencial que profissionais de UX estejam com disposição para adaptar sua atuação de acordo com a empresa e o projeto em questão, sempre buscando a melhor forma de garantir uma experiência positiva para os usuários.
Qualquer dúvida, me fale, ok?
Abraços!!
Já o protótipo de baixa fidelidade ficaria por conta do UI?
Oi, Débora! Tudo bem?
Na realidade, a criação de protótipos de baixa fidelidade pode ser realizada tanto por profissionais de UI quanto por profissionais de UX, vai depender da estrutura organizacional e das responsabilidades específicas da equipe de design.
Os protótipos de baixa fidelidade são geralmente desenvolvidos nas fases iniciais do processo de design, independentemente da especialização do profissional. Eles são usados para explorar e comunicar ideias, testar fluxos de navegação, interações e layouts básicos. Nesse estágio, o foco principal é na funcionalidade e na estrutura da interface, enquanto detalhes visuais e estéticos podem ser menos relevantes.
Embora os profissionais de UI tenham habilidades específicas em design visual e estética, o desenvolvimento de protótipos de baixa fidelidade geralmente não está limitado a eles. A colaboração entre profissionais de UX e UI é essencial para garantir que o design atenda às necessidades dos usuários em termos de usabilidade, experiência e aparência.
Em resumo, a responsabilidade pela criação de protótipos de baixa fidelidade pode ser compartilhada entre profissionais de UX e UI, dependendo da estrutura da equipe, das habilidades individuais e da abordagem adotada pela empresa ou projeto específico. O importante é que tanto UI quanto UX estejam em sintonia no processo de prototipagem, colaborando para garantir uma experiência positiva para as pessoas usuárias.
Se tiver qualquer dúvida, estou aqui, ok?
Um abraço!
O que me gera dúvida é: Wireframe não é um protótipo de baixa fidelidade, correto?
Wireframe são as "caixas” de marcação e o protótipo de baixa fidelidade seria algo mais visual ao wireframe.
Exemplo: Se demarquei um local para colocação do um ícone no wireframe, no protótipo de baixa fidelidade colocarei o ícone para ficar mais visual.
Seria isso?
Oii, Débora! Como está?
É isso aí!
Wireframe é uma representação visual básica de uma interface de usuário, geralmente composta por formas geométricas simples, como caixas e linhas, que representam os elementos e a estrutura de um layout. O wireframe é usado para esboçar o design e a disposição dos elementos antes de adicionar detalhes visuais ou interativos.
E protótipo de baixa fidelidade é uma versão simplificada de um produto ou interface, que geralmente envolve o uso de wireframes e elementos visuais básicos. Ele é usado para comunicar a estrutura e as funcionalidades principais de um projeto sem se preocupar com os detalhes visuais refinados. O objetivo é validar conceitos e obter feedback do usuário antes de investir tempo e recursos no desenvolvimento completo.
No seu exemplo, ao passar do wireframe para o protótipo de baixa fidelidade, você adicionaria o ícone ao local demarcado no wireframe para torná-lo mais visual e interativo. Isso ajuda a transmitir a intenção do design de forma mais clara, mas ainda mantendo uma representação simplificada do produto final.
Em resumo, o wireframe é uma etapa inicial e simplificada do design, enquanto o protótipo de baixa fidelidade expande o wireframe adicionando elementos visuais básicos para criar uma representação mais próxima do produto final, mas sem se preocupar com detalhes estéticos complexos, certo?
Abraços!