3
respostas

[Dúvida] Duas dúvidas

Professor, duas dúvidas:

1 - Como faço para compartilhar sites, pastas e arquivos com pessoas de fora da organização?

2 - Qual a real vantagem de se trabalhar com controle de versão? No Google Docs, por exemplo, quando abrimos um arquivo ele é editado em tempo real por todos. Isso não é possível na suíte MS 365?

3 respostas

Antônio, boa noite, não sei se pode ajudar, mas sobre a segunda pergunta acho que pode ajudar.

A principal vantagem de se trabalhar com controle de versão é ter uma forma estruturada e organizada de guardar as mudanças feitas em um documento ao longo do tempo. Com o controle de versão, é possível manter uma versão histórica dos documentos e acessá-las facilmente, além de permitir o trabalho colaborativo sem interferir no trabalho dos outros membros.

Embora o Google Docs permita a edição em tempo real por todos os membros do documento, nem sempre essa abordagem é a mais adequada. Em alguns casos, é necessário ter controle sobre as modificações e a versão final do documento. Além disso, o controle de versão também oferece maior segurança e proteção aos dados do documento.

A suíte MS 365 também tem algumas opções de controle de versão, mas pode não ser tão eficiente quanto outras ferramentas de controle de versão, como o Git, que é amplamente utilizado na indústria de desenvolvimento de software.

Obrigado pela resposta, Marcos!

Entendo que o controle de versões traz uma segurança sem igual às informações da corporação. No entanto, ao editar um documento no Google Docs, também temos certo controle de versões - no Histórico de versões, veja: https://prnt.sc/r2RfQXxlQNGT.

O próprio Word tem seu próprio esquema de Histórico de versões, como você pode ver: https://prnt.sc/gIUBNd_d-4tE.

Minha confusão é por causa disso, talvez - a diferença entre Histórico de versões e Controle de versões

Disponha Antonio, espero ter ajudado de alguma forma, eu entendi a sua dúvida. É verdade que tanto o Google Docs quanto o Word possuem um histórico de versões que permite acompanhar as alterações feitas em um documento. No entanto, o controle de versões vai além disso, permitindo a gestão e organização dessas versões, com a possibilidade de voltar a qualquer momento para uma versão anterior, comparar versões e trabalhar de forma colaborativa com várias pessoas em uma mesma versão do documento, por exemplo. É uma ferramenta muito útil para empresas que precisam de um alto grau de segurança e organização em relação aos seus documentos. Espero ter ajudado a esclarecer a diferença.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software