A decisão de usar o tipo Double
como tipo de atributo de uma classe em Java pode ser influenciada por vários fatores. Aqui estão algumas razões para escolher um tipo primitivo double
ou o tipo wrapper Double
:
Performance: Tipos primitivos, como double
, têm melhor desempenho em comparação com os tipos wrapper porque os tipos primitivos não são objetos e, portanto, não têm a sobrecarga associada aos objetos, como métodos e metadados.
Nullabilidade: O tipo wrapper Double
pode ser null
, o que pode ser útil para representar a ausência de valor. Por outro lado, o tipo primitivo double
sempre terá um valor padrão de 0.0
se não for explicitamente inicializado.
Coleções: Se você precisa armazenar valores em coleções genéricas, como ArrayList
, você deve usar o tipo wrapper Double
, pois as coleções genéricas não suportam tipos primitivos.
Comparação: O método compareTo
da classe wrapper Double
pode ser útil para comparações, pois ele lida com a ordenação de valores, incluindo NaN
e infinito, de acordo com as regras de ponto flutuante.
Se você decidir declarar o atributo como Double
, você pode simplificar o método compareTo
da seguinte maneira:
@Override
public int compareTo(Compra outraCompra) {
return this.valor.compareTo(outraCompra.getValor());
}
Isso elimina a necessidade de converter de double
para Double
usando Double.valueOf()
. No entanto, você deve estar ciente de que isso pode introduzir a possibilidade de NullPointerException
se valor
for null
.
Em resumo, a escolha entre double
e Double
depende das necessidades específicas do seu programa e das considerações de design. Se a performance for crítica e você puder garantir que um valor padrão de 0.0
é aceitável, então double
pode ser a escolha certa. Se você precisar de flexibilidade com valores null
ou estiver trabalhando com coleções genéricas, então Double
seria mais apropriado.
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